05/08/2021, 15:58 h
80
Dando continuidade ao tema do número anterior e no sentido de seguir alguns princípios orientadores para a execução correta das caminhadas, importa tomar em atenção o seguinte:
Ao caminhar deveremos olhar para a linha do horizonte, os ombros devem estar relaxados, e os braços e mãos livres de objetos ou pesos, devendo funcionar como alavancas, deixando-os balançar naturalmente por ação alternada de apoio dos membros inferiores.
Deve-se fazer este exercício de caminhar de forma suave, tentando realizar o movimento como que deslizante, sentindo rolar os pés do calcanhar até à extremidade dos dedos, procurando não inclinar demasiadamente o corpo.
É ainda muito importante respirar profundamente enquanto se caminha (inspirar pelo nariz e expirar por boca e nariz numa média de duas por três passadas), nunca esquecendo de hidratar o corpo, ingerindo alguns goles de água enquanto efetua a caminhada ou passeio, pois a perda de líquidos durante qualquer atividade física prolongada, pode levar a uma diminuição de rendimento, ocasionado fadiga precoce ao praticante, causada pelo aumento de temperatura corporal, ocorrendo como consequência a desidratação, fenómeno que se pode aferir de muita gravidade.
Considera-se ainda aconselhável ingerir uma refeição leve, (fruta, sumo, bolacha de água e sal, etc.) antes de se iniciar uma caminhada, no sentido de evitar uma queda de pressão arterial ou de açúcar no sangue de que resultarão náuseas, desequilíbrios, fadiga, e demais perturbações cardio funcionais.
Devemos ter ainda em atenção o facto de para quem inicia esta metodologia de trabalho, deverá fazê-lo de forma lenta e num percurso reduzido em termos de distâncias a percorrer.
Como metodologia e exemplo a seguir, poderemos realizar a atividade numa primeira fase durante 10 a 15 minutos a partir da saída de casa, regressando ao ponto de partida. Executar este plano 5 vezes na primeira semana, acrescentando 5 minutos nas semanas seguintes até realizar uma caminhada de 40 minutos por dia.
E hoje ficamos por aqui. Costumamos dizer que a água a mais também mata a planta!...no próximo número anotarei mais alguns exemplos metodológicos referentes a esta importante forma de exercício combinando o desejo de o fazer de forma a garantir um bom estado de saúde.
José Neto: Doutorado em Ciências do Desporto; Docente Universitário; Investigador.
ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTRÓNICA) 20 EUROS
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025