Por
Gazeta Paços de Ferreira

05/08/2021, 15:58 h

80

EXERCÍCIO E ATIVIDADE FÍSICA (5)

Dando continuidade ao tema do número anterior e no sentido de seguir alguns princípios orientadores para a execução correta das caminhadas, importa tomar em atenção o seguinte:

Ao caminhar deveremos olhar para a linha do horizonte, os ombros devem estar relaxados, e os braços e mãos livres de objetos ou pesos, devendo funcionar como alavancas, deixando-os balançar naturalmente por ação alternada de apoio dos membros inferiores.

Deve-se fazer este exercício de caminhar de forma suave, tentando realizar o movimento como que deslizante, sentindo rolar os pés do calcanhar até à extremidade dos dedos, procurando não inclinar demasiadamente o corpo.

É ainda muito importante respirar profundamente enquanto se caminha (inspirar pelo nariz e expirar por boca e nariz numa média de duas por três passadas), nunca esquecendo de hidratar o corpo, ingerindo alguns goles de água enquanto efetua a caminhada ou passeio, pois a perda de líquidos durante qualquer atividade física prolongada, pode levar a uma diminuição de rendimento, ocasionado fadiga precoce ao praticante, causada pelo aumento de temperatura corporal, ocorrendo como consequência a desidratação, fenómeno que se pode aferir de muita gravidade.

Considera-se ainda aconselhável ingerir uma refeição leve, (fruta, sumo, bolacha de água e sal, etc.) antes de se iniciar uma caminhada, no sentido de evitar uma queda de pressão arterial ou de açúcar no sangue de que resultarão náuseas, desequilíbrios, fadiga, e demais perturbações cardio funcionais.

Devemos ter ainda em atenção o facto de para quem inicia esta metodologia de trabalho, deverá fazê-lo de forma lenta e num percurso reduzido em termos de distâncias a percorrer.

Como metodologia e exemplo a seguir, poderemos realizar a atividade numa primeira fase durante 10 a 15 minutos a partir da saída de casa, regressando ao ponto de partida. Executar este plano 5 vezes na primeira semana, acrescentando 5 minutos nas semanas seguintes até realizar uma caminhada de 40 minutos por dia.

E hoje ficamos por aqui. Costumamos dizer que a água a mais também mata a planta!...no próximo número anotarei mais alguns exemplos metodológicos referentes a esta importante forma de exercício combinando o desejo de o fazer de forma a garantir um bom estado de saúde.

José Neto: Doutorado em Ciências do Desporto; Docente Universitário; Investigador.

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTRÓNICA) 20 EUROS

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025