01/04/2021, 1:05 h
122
Famalicão - Paços de Ferreira
À partida para este jogo as equipas encontram-se separadas por 21 pontos. Os famalicenses encontram-se na 14.º posição com 23 pontos e os pacenses são quintos com 44, e muito bem lançados para um passaporte para as competições europeias da próxima época (o seu mais direto competidor – Vitória de Guimarães – já se encontra a nove pontos de distância); em contrapartida, os locais esforçam-se por assegurar a manutenção (dois pontos para a linha de descida).
Assim se prevê um confronto interessante, tanto mais que ambas as equipas se mostram em crescendo de forma.
Paços de Ferreira e Famalicão já se defrontaram por 45 vezes, embora apenas nove dissessem respeito à Liga Portuguesa. A maioria dos confrontos – 34 – integraram-se na divisão secundária, sendo seis para a II Liga e 28 para a II Divisão. Ainda se defrontaram por duas vezes para a Taça de Portugal.
Nesta última prova os famalicenses venceram os dois encontros. Dos 34 jogos das divisões secundárias o Famalicão venceu 17, houve seis empates e o Paços de Ferreira venceu 11. Também nos jogos a contar para a Liga Portuguesa os famalicenses têm saldo favorável: dos nove jogos disputados venceram cinco, registou-se um empate e os pacenses venceram três.
No jogo da 1.ª volta disputado no Estádio Capital do Móvel, o F.C. Paços de Ferreira venceu por 2-0 (golos de Luther Sing e Uilton Silva).
No confronto de golos os famalicenses também levam a melhor: 54 marcados contra 39 sofridos.
Esta vantagem minhota ainda é mais acentuada nos jogos disputados em casa: total de 21 jogos, 15 vitórias, dois empates e quatro derrotas. A última derrota em casa ocorreu em 5.2.19 (0-1 golo de Júnior Pius aos 90’).
Paços de Ferreira - Benfica
O confronto global entre Paços de Ferreira e Benfica encontra-se muito desnivelado, favoravelmente ao Benfica: dos 51 jogos disputados, os lisboetas venceram 42 (82%), empataram cinco (10%) e perderam quatro (8%).
A última vitória pacense ocorreu a 26.1.15, (1-0,tendo o golo pacense sido marcado por Sérgio Oliveira, aos 90’ de grande penalidade). Paulo Fonseca orientava o Paços de Ferreira e Jorge Jesus o Benfica.
De então para a atualidade, as duas equipas disputaram já 13 partidas e o melhor resultado alcançado pelo F. C. Paços de Ferreira foi um empate a zero na época de 2016/2017 (18.3.17).
Em casa – Mata Real e Capital do Móvel – disputaram-se 24 jogos (21 para a Liga e três para a Taça de Portugal), o Paços de Ferreira venceu três (12%) todos para a Liga, empatou quatro (17%) e perdeu 17 (71%).
Além do jogoo já referido de 26.01.15, as duas restantes partidas vencidas pelo Paços de Ferreira disputaram-se em 7.5.2006 (3-1, golos de Edson 49’ e Junior 78’ e 90+30’) e 8.12.2001 (2-1, golos de Zé Manuel 10’ e Leonardo 25’). José Mota era o treinador dos pacenses nestes dois jogos.
Comparando os golos marcados, o saldo é também favorável ao Benfica: 133 marcados contra 38 sofridos.
No jogo da 1.ª volta o Benfica venceu por 2-1, marcando o golo da vitória aos 90+4’. Oleg Reabciuk marcou aos 24’ pelo Paços.
SC Freamunde
Os clubes da Divisão de Elite da AFP estiveram reunidos de forma a decidir o futuro da edição dos seus campeonatos.
Com o plano de desconfinamento a indicar o reinício das competições distritais a partir de 19 de abril, resta aos clubes encontrarem um acordo para melhor finalizarem a temporada.
A possibilidade mais forte será a realização dos jogos em falta para o término da primeira volta, e assim homologar a classificação após uma volta como final.
A outra solução será a de realizar todos os jogos, que pode ser financeiramente vantajoso, mas será sempre um cenário de grande complexidade e exigência para os atletas.
No caso de se verificar a primeira hipótese, e como o SC Freamunde se encontra, ao fim de 14 jogos, em segundo lugar, bastaria aos comandados de Jorge Nogueira vencer nos três últimos jogos finais da primeira volta, e aguardar a não ocorrência duma remota possibilidade.
Os jogos são: FC Vilarinho (casa), ADC São Pedro da Cova (fora) e por fim o FC Lixa (casa).
Contudo, o SC Freamunde está empatado com Sousense e Alpendorada, pelo que, mesmo ganhando todos os jogos, há uma possibilidade remota de não alcançar o segundo lugar.
Como ainda falta disputar o jogo Alpendorada-Sousense, apenas uma equipa poderá ficar empatada com o SC Freamunde, caso vença os seus jogos finais.
Pelo regulamento, em caso de empate pontual, o primeiro critério é a pontuação realizada entre as equipas empatadas.
Caso seja o Sousense a vencer os jogos todos (derrotando o Alpendorada na última jornada), o SC Freamunde estaria na fase final. Caso seja o Alpendorada a vencer os jogos todos, e como empatou a 2 com o SC Freamunde, teríamos que recorrer ao quarto critério de desempate: diferença de golos (os critérios 2 e 3 não desempatariam). Neste capítulo o SC Freamunde tem vantagem de 15 golos para os 8 golos do Alpendorada, actualmente. Em suma, caso a solução seja terminar a primeira volta, e se o SC Freamunde vencer os seus 3 jogos finais, apenas necessitaria que o Alpendorada nos seus 3 jogos não vencesse
ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
A PARTIR DE ABRIL O ACESSO A ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA SERÁ RESERVADO AOS ASSINANTES – DESTA EDIÇÃO E DA EDIÇÃO IMPRESSA.
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025