COVID-19 pós-aguda: Pode ser um problema para além dos 14 dias

Agenda

O aumento de casos de COVID-19 que se tem observado em Portugal, neste período a que designamos de 2ª vaga, levanta importantes considerações. Se muitas pessoas pensam que estarem infetadas pela COVID-19 se trata apenas de experienciarem alguns sintomas ligeiros e estarem 14 dias isoladas, então considerem atentamente o que a investigação sugere sobre este assunto.

Como se sabe, o processo de recuperação da COVID-19 pode ser muito variável de pessoa para pessoa e depende, sobretudo, da idade e de comorbilidades já existentes.

O que a investigação sugere, e que deve ser alvo da nossa atenção, é que passada a fase aguda (14-21 dias nos casos ligeiros, podendo ser mais longa nos casos com complicações e necessidade de hospitalização), alguns sintomas podem persistir ou surgirem novos sintomas.

Nestas situações, o período de recuperação pode tornar-se mais longo, podendo chegar aos 3 meses ou mais de duração.

Os estudos sugerem que os sintomas que mais persistem são os sintomas físicos, como o cansaço, dificuldade em respirar, dor ou aperto no peito e tosse. Também se verifica que pelo menos um terço dos casos apresenta mais de um desses sintomas. Outros sintomas menos comuns são a falta de cheiro, dor nas articulações, dor de cabeça, dor muscular, diarreia, ansiedade e depressão.

Em outros casos, também se verifica a necessidade de serem internados novamente.

 Estes dados reforçam a necessidade de prevenirmos o contágio de COVID-19, pois esta doença pode tornar-se, de certa forma, incapacitante a longo prazo.

O Natal está mesmo à porta e, por isso, nunca é de mais referir que devemos cuidar de nós e das pessoas que nos são próximas.

E, este ano, uma forma muito prática de cuidarmos uns dos outros é cumprindo as medidas gerais de prevenção, como a lavagem das mãos de forma adequada, desinfeção das superfícies que tocamos com frequência, evitar tocar no rosto, manter um distanciamento físico de 2 metros e usar a máscara de forma correta.

Afinal, a COVID-19 pode tornar-se num problema sério que vai para além dos 14 dias de isolamento…

Eduardo Jubran, Médico de Medicina Geral e Familiar, cédula profissional nº 57670

Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira

Assinatura anual 20,00

Com acesso gratuito à  edição electrónica

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025