Por
Gazeta Paços de Ferreira

26/09/2020, 17:54 h

78

Ainda há espaço para ser moderado?

Atualidade

Hoje vivemos tempos muito estranhos na nossa sociedade. Ao longo dos últimos anos temos assistido impávidos a um escalar e cristalização de radicalização de posições extremas. Infelizmente, considero que a culpa deste crescimento dos extremos é precisamente dos mais moderados, que foram permitindo afirmação destas posições.

De uma forma mais geral, a maior responsabilidade será sempre de quem nos governa, quer a escala local, regional, nacional ou quem marca as tendências mundiais. Fomos permitindo que um certo discurso redondo e politicamente correto fosse assumido sempre como uma coisa boa, ora isso, quase sempre não é verdade.

A democracia permite, defende e fomenta a liberdade de cada um no que diz respeito ao seu gosto de alimentação, de cultura e de vida, sempre com a cobertura do chapéu da constituição e da lei geral de cada país. Infelizmente, uma certa minoria “moderna” tenta impor o seu gosto pessoal nestes e em outros campos da sociedade civil, e isso de alguma forma foi sendo possível com a responsabilidade de quem governa, e com a “bênção” de quem não se quer chatear. Os valores do respeito e da tolerância parecem cair em desuso, e em muitas matérias somos quase obrigados assumir uma posição de guerrilha no discurso, contra ou a favor pois o meio termo acabou.

As ameaças deste registo social, são a escalada dos radicalismos e extremar de posições entre as partes, ficando uma enorme maioria órfão de representação, pelo menos no que toca ao discurso instalado e replicados por todo lado, pois a imprensa é também um negócio que vive das vendas e da publicidade…e o barulho vende.

Uma sociedade excessivamente mediatizada onde predomina o bem parecer de falsos costumes, onde as minorias querem impor a todo custo as suas vontades.

É neste caldo de indiferença e ignorância, que surgem afirmações e pensamentos ditatoriais a impor o seu modo de vida, os seus pensamentos e ações aos outros, é isso que não podemos permitir.

É neste caldo, bem financiado por quem de direito, que surgem também movimentos e partidos políticos que se apoderam e promovem esta ignorância, sem qualquer problema em muitas vezes usarem a figura ternurenta dos animais, basta analisar a mediatização e respetivas consequências , dos animais que morreram no incendio na serra da agrela e dos idosos que têm morrido nos nossos lares.

É tempo pois, de também aqueles que se sentem incomodados com esta bolha do politicamente correto se manifestarem nas mais diversas formas que a democracia permite, e como dizia há dias um amigo , “ precisamos que haja bom senso urgentemente, mas a coisa esta tão mal que eu já me contento com senso.”

Idalino Leão

Assine Gazeta de Paços de Ferreira
Assinatura anual 20,00. Com a oferta do acesso à edição electrónica

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025