Por
Gazeta Paços de Ferreira

17/02/2024, 0:00 h

587

VILARINHO B - FREAMUNDE, 2-3

Desporto Futebol SC FREAMUNDE

II DIVISÃO DISTRITAL

O SC Freamunde venceu com justiça e a vantagem mínima é escassa para o que se passou em campo. A equipa da Terra dos Capões consegue a quarta vitória consecutiva e continua confortável no primeiro lugar.

FC Vilarinho B vs SC Freamunde, 2-3

SC Freamunde Mete a Quarta

 

Campeonato da 2º Divisão Distrital AFP

22º Jornada

FC Vilarinho B, 2 – SC Freamunde, 3

Jogo no Estádio Municipal de Vilarinho, Vilarinho

 

FC Vilarinho B: Miguel, Pereirinha, Rúben (Zé Miguel, 77’), Carvalho, Marco, Abdou, Samu, Hélder (Diogo André, 56’), André Alves (Gonçalo Leitão, 62’), Lima (Jorge Lopes, 77’) e Gonçalo Silva (Ricardo Martins, 56’).

SC Freamunde: Filipe Barros, Paulinho, Rui Magalhães, Simão, Tiago Pereira, Fábio Brandão (Ed, 90’), Edu Santos, Paulo Ferreira (David Camelo, 79’), Rafa Dias (Rui Camelo, 62’), Tiago Ferreira (Ribeiro, 62’) e Gonçalo (Gusto, 79’).

Ao intervalo: 1-2

Marcadores: Simão (5’ p.b.), Ricardo Martins (90’); Rui Magalhães (20’), Paulo Ferreira (21’) e Tiago Ferreira (55’ g.p.)

 

Se na primeira volta, FC Vilarinho B e SC Freamunde se defrontaram em igualdade pontual e a disputar os lugares cimeiros, este jogo trouxe para o campo duas equipas em momentos bem diferentes. A equipa da casa vinha de três derrotas consecutivas e ocupa o oitavo lugar. O SC Freamunde, confortável na liderança, procurava a quarta vitória consecutiva, depois de ter ultrapassado a fase menos positiva da temporada.

Tiago Pereira, lateral esquerdo dos freamundenses, esteve em dúvida quase até ao apito inicial, mas não só foi titular como cumpriu os 90 minutos. Gonçalo regressou ao onze, por troca com Pedro Cardoso.

O SC Freamunde entrou praticamente a perder. Ao minuto 5, na sequência de um pontapé de canto, o defesa central Simão foi infeliz no corte e desviou a bola para o interior da sua baliza.

Em desvantagem, a equipa freamundense não acusou o golo sofrido e rapidamente assumiu as despesas do encontro. Com os laterais bem abertos e Edu Santos a baixar para o meio dos centrais para permitir uma melhor saída desde trás, o SC Freamunde começou a encostar o adversário à sua zona defensiva.

O golo do empate acabaria por chegar ao minuto 20. Também na sequência de um canto, Rui Magalhães fez o empate para alegria dos muitos freamundenses que se deslocaram a Vilarinho.

O golo animou a equipa que, no minuto seguinte, se colocou em vantagem. Paulo Ferreira, melhor marcador da série, assinou a reviravolta com um remate cruzado que ainda bateu no poste antes de entrar.

O SC Freamunde tomou conta do restante da primeira parte e jogou com o relógio. O único lance de registo por parte do Vilarinho foi um remate de meia distância de Fábio Lima. Os comandados de José Brandão podiam ter feito o terceiro golo no último lance da primeira parte, contudo, numa confusão na área, ninguém conseguiu dar o melhor seguimento a um livre batido do lado esquerdo.

Mesmo sem muitas oportunidades de golo, o SC Freamunde chegou, com justiça, em vantagem ao intervalo.

 

No segundo tempo, o SC Freamunde entrou forte, à procura do golo que traria alguma tranquilidade. Primeiro, ameaçou, ao minuto 54’, através de Edu Santos. Paulo Ferreira recuperou a bola à entrada da área adversária e serviu o capitão, que rematou torto.

No minuto seguinte, Paulinho, uma das melhores unidades freamundenses neste jogo, é carregado em falta dentro da área. Na conversão da grande penalidade, Tiago Ferreira enganou o guarda redes Miguel e fez o terceiro golo da sua equipa.

Ao minuto 66, Paulinho volta a ser carregado dentro da área, mas, apesar dos muitos protestos de adeptos e jogadores do SC Freamunde, o árbitro mandou jogar, naquela que pareceu uma má decisão da equipa de arbitragem.

O jogo animou nos últimos quinze minutos. Mateus, elemento da equipa da casa, foi expulso no banco por protestos. No minuto seguinte, Samu tentou um chapéu a Filipe Barros, mas a bola saiu por cima.

Aos 76’, o Freamunde pressionou alto a saída curta do adversário, Edu Santos aproveita uma hesitação de Abdu para recuperar a bola em zona proibida. O capitão do Freamunde rematou colocado, mas a bola foi ao poste.

O SC Freamunde continuou a insistir e Edu Santos, numa iniciativa individual, conduziu pela direita, cruzou rasteiro, mas Pereirinha evitou que alguém desviasse para a baliza. A bola ainda ficou à mercê de Paulo Ferreira, mas Abdu foi mais rápido e afastou o perigo da sua baliza.

À entrada dos últimos dez minutos, e depois de sair ileso de cinco minutos de sufoco, o FC Vilarinho B passou a acreditar com mais confiança que poderia, ainda, retirar algo positivo do encontro. A insistência começou por levar uma bola à barra da baliza de Filipe Barros.

Ao minuto 88, Diogo André lesiona-se e a equipa da casa fica a jogar com dez, dado já ter esgotado as substituições. Mesmo com este revés, o Vilarinho não baixou os braços e conseguiu reduzir para 2-3 em cima do minuto 90. Ricardo Martins, na cara de Filipe Barros, não perdoou.

Até ao final, a equipa da casa procurou chegar ao empate e, mesmo reduzida a dez, foi capaz de estar por cima do jogo. O SC Freamunde afastava o perigo e Gusto, sempre que possível, procurava acalmar o jogo e guardar a bola.

 

 

O SC Freamunde venceu com justiça e a vantagem mínima é escassa para o que se passou em campo. A equipa da Terra dos Capões consegue a quarta vitória consecutiva e continua confortável no primeiro lugar. Na próxima jornada, recebe o ARC Sendim.

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

Opinião

Opinião

Vamos falar de Investimentos? – parte X

21/04/2025

Opinião

ATÉ OS COMEMOS

20/04/2025

Opinião

Carta aberta de um cidadão do mundo - ao Presidente Trump

20/04/2025

Opinião

A dança de cadeiras

19/04/2025