Por
Gazeta Paços de Ferreira

17/01/2026, 10:50 h

19

Um Vitória Que Pode Ter Reconquistado uma Competição

Desporto Opinião Pedro Queirós

DESPORTO

No meu último texto, tinha elogiado e “festejado” a derrota da Liga de Clubes aos pés do Vitória de Guimarães, depois destes terem eliminado o FC Porto na Taça da Liga.

Por Pedro Queirós

 

O Vitória não quis deixar o trabalho a meio e acabou a ganhar a competição. Uma competição cujo formato privilegia uma final four com os três grandes + SC Braga por serem esses clubes que dão mais audiência. É uma vitória do futebol do povo, de quem verdadeiramente gosta deste desporto e faz todo o sentido ser conquista pelo clube, que é o expoente máximo do amor pelo clube local.

 

O dérbi do Minho nunca foi tão intenso: pela primeira vez decidia um título. De um lado, o Vitória, treinado por um jovem Luís Pinto, que abraçou uma equipa cuja exigência é enorme e viu-se privado dos melhores jogadores por decisões da direção. Ainda assim, está apenas a três pontos do 4º lugar e escreve o seu nome na história com este título. Se, há dois meses, alguém dissesse que estaria nesta situação, poucos acreditariam.

 

Do outro, o SC Braga, com uma estrutura mais robusta, capaz de comprar bem e de vender ainda melhor, viu a aposta em Carlos Vicens como treinador começar de forma tremida, mas a paciência deu lugar a um crescimento a olhos vistos. A conquista da Taça da Liga seria a confirmação do crescimento. Resta agora continuar na luta pelo 4º lugar e por fases mais adiantadas da Liga Europa.

 

Estive atento ao pré jogo e à entrevista concedida por Reinaldo Teixeira, presidente da Liga de Clubes. Questionado sobre o atual formato, Reinaldo Teixeira deixou entrelinhas que estará de volta o modelo antigo, embora não confirme que seja já na próxima época.

 

 

 

 

Pois claro que está… depois do balde de água fria desta época, resta à Liga meter o rabinho entre as pernas e abrir a competição a todos os clubes que pertencem à Liga.

 

As meias finais tiveram meia casa cada uma e a final valeu pelo espetáculo que se viu dentro de campo, que salvou a competição.

 

E outra coisa… se, por algum motivo, o Vitória acabar em 7º no campeonato, vão manter o formato e deixar o campeão de fora? 

 

Caro Reinaldo Teixeira, se o problema é questão de calendário, os grandes que joguem com suplentes, não lhes falta dinheiro para terem boas segundas linhas. Olhe que o Vitória ficou sem boa parte dos seus titulares e acabou de caneco na mão. 

 

Parabéns ao Vitória SC. Pela conquista, dentro e fora do campo. O futebol também é para aqueles que gostam e lutam pelo clube das suas cidades e não para aqueles que têm mais zeros nas contas bancárias e pensam que compram uma bola que entre sozinha na baliza.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Quando o corpo fala: emoções podem causar sintomas físicos

17/01/2026

Opinião

Um Vitória Que Pode Ter Reconquistado uma Competição

17/01/2026

Opinião

A Escola e o brincar

16/01/2026

Opinião

Imprensa local – Serviço público

15/01/2026