06/11/2023, 0:00 h
196
Desporto Opinião Pedro Queirós
OPINIÃO
OPINIÃO
É o maior clube dos Países Baixos, um histórico europeu. Já sem a força de outros tempos, em que a Laranja Mecânica era temida por todos, mas ainda com alguma expressão e com um estatuto reconhecido por todos. Contudo, o Ajax não vence desde Agosto, está em lugar de despromoção direta e tem um plantel de nível bastante abaixo do que nos habituou.
Como se explica isto? Talvez com nudes. Não são 100% do problema, mas contribuem de forma significativa para ele. Vamos por partes.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Marc Overmars é o diretor desportivo que colocou o Ajax no caminho dos títulos e de surpreendentes campanhas na Liga dos Campeões (só um golo de Lucas Moura no último minuto afastou o Ajax da final, em 2019). A sua política de trabalho baseia-se na aposta num treinador da sua confiança, numa aposta considerável em jogadores da formação e num forte ataque ao mercado, capaz de o equilibrar entre juventude e experiência.
Overmars viu tudo descambar quando se descobriu que mandava fotos íntimas a algumas funcionárias do clube. Foi obrigado a sair e o clube nunca mais foi o mesmo. As saídas do ícone Van der Sar, que não gostou de ser assobiado pelos adeptos e saiu pelo seu pé, e de Erik tem Hag (hoje no Manchester United) agudizaram a crise do Ajax.
A sucessão de Overmars passou por Gerry Hamstra, que durou pouco, e por outro ícone, Klaas-Jan Huntellaar, também sem sucesso. Nesta época, chegou Sven Mislintat, um alemão conhecido por estar por trás do sucesso do Borussia Dortmund de Jurgen Klopp. Contudo, a sua abordagem de mercado, baseada em dados estatísticos, falhou por completo. Sven Mislintat chegou na pré-época e saiu em Setembro. O alemão fica, também, ligado ao pedido de Dusan Tadic, então capitão de equipa, para sair do clube, por estar insatisfeito com o plantel da nova época.
Não acredito que o gigante Ajax de Amesterdão acabe por descer. Em Janeiro, há oportunidade para correções no plantel, mas é bastante provável que não vá a tempo de conseguir o acesso ás competições europeias e que acabe por ficar a meio da tabela. Quanto a Overmars, é indesculpável a sua atitude, mas voltou a encontrar emprego em Antuérpia… e já foi campeão.
Opinião
20/09/2024
Opinião
19/09/2024
Opinião
18/09/2024
Opinião
17/09/2024