06/10/2024, 18:44 h
704
DIVISÃO DE HONRA DISTRITAL
Campeonato da Divisão de Honra Distrital da AFP – Serie 2
5ªJornada
SC Freamunde, 3 – CR Ataense, 3
Jogo no Complexo Desportivo da Nora (Vandoma, Paredes)
Árbitro: Pedro Lopes Auxiliares: Jorge Costa e Alexandre Silva
SC Freamunde: Manu, Paulinho, Luís Paulo, Rui Jorge, Xicão, André Leão, Fábio Brandão (Fábio Lima, 85’), Paulo Ferreira (Simão, 61’), Bruno (Ribeiro, 67’), Cardoso (Guilherme, 85’) e Abílio Neto (Rui Camelo, 67’).
Treinador: Mauro Silva
CR Ataense: André Faria, Kiko, Hugo Santos, Nuno Teles, Leo (João Santos, 45’)(Pedro Rocha, 74’), Marcos Gonçalves (Digi, 64’), Gonçalo Amorim, Zezinho (Nelson, 64’), Hugo Rodrigues (Diogo Moura, 45’), Pedro Monteiro e João Pontes.
Treinador: André Santos
Ao intervalo: 2 - 1
Marcadores: Abílio Neto (15’,32’ e 57’); Pedro Monteiro (10’), João Pontes (70’) e Hugo Santos (90+6’).
Expulsão: Xicão (59’)
Depois de uma vitória difícil, mas motivadora, o SC Freamunde recebeu o Ataense, equipa de Jovim do concelho de Gondomar. Curiosamente esta agremiação nasceu no mesmo ano do SC Freamunde, em 1933.
Com uma equipa recheada de jogadores formados entre o Gondomar e o Sousense, previa-se uma boa partida com reconhecido favoritismo para os azuis de Freamunde.
O Ataense entrou bem na partida, e criou imensas dificuldades ao Freamunde, colocando bolas nas costas da defensiva do Freamunde, onde Pedro Monteiro se mostrava muito perigoso.
Ao décimo minuto, surgiu a primeira oportunidade de golo, mas o chapéu de Bruno saiu por cima da baliza de André Faria. No seguimento deste lance a bola é colocada rapidamente na frente, e Pontes ganhou a bola a Xicão e isolou Pedro Monteiro, que tendo apenas Manu pela frente fez o primeiro golo da partida para o Ataense.
O Freamunde não se deixou abalar, e cinco minutos depois, Bruno ganhou a bola na direita e assistiu Abílio Neto para o empate.
Durou pouco a vantagem do Ataense, mas ficava demostrado que o jogo iria ser bastante dividido.
Perto da meia hora, surgiu a genialidade de quem não esquece, André Leão rompeu pela área, combinou com Paulo Ferreira, e apenas com o guarda-redes pela frente assistiu Abílio Neto, que bisou na partida.
Embalados pela reviravolta, Abílio Neto surgiu isolado na área, mas não conseguiu fazer o seu terceiro golo.
Dominava o Freamunde, e as oportunidades clamorosas de golos, iam surgindo.
Antes do apito para o intervalo, foi a vez de Cardoso tremer na hora de encostar, e perdia-se nova oportunidade de golo.
No segundo tempo, o Ataense entra em busca do empate, mas foi o Freamunde que ampliou. Manu recolheu a bola, e assistiu Abílio Neto para o seu hatrick.
Bola ao centro, e o Freamunde muito perto do quarto golo, mas faltou engenho a Cardoso que teve nos pés duas boas oportunidades de marcar.
No minuto seguinte, o juiz Pedro Lopes assinala falta junta a linha lateral, e expulsou Xicão por duplo amarelo.
A partir daqui o Freamunde recuou demasiado no campo, e permitiu o domínio do jogo ao Ataense, que aproveitou para pressionar.
Minuto 70, bola na área e Pedro Monteiro rematou ao poste, com o ressalto a cair nos pés de Pontes, que sem marcação reduziu para 3-2.
Ao minuto 90 e sem justificação, porque não houve paragens significativas, e os quatro momentos de substituição foram bem rápidos, o juiz Pedro Lopes acrescentou mais 7 minutos, quando 4 minutos seria um tempo de compensação aceitável por excesso.
Ao quinto minuto do tempo extra, o defesa Hugo Santos executou um livre que sofreu um desvio, e empatou a partida!
O golo acabou por premiar um Ataense lutador, que nunca se deu por vencido.
No final da partida, o empate penalizou o Freamunde, que foi muito perdulário, e premiou a resiliência do Ataense.
A equipa Pedro Lopes poderia ter realizado um melhor trabalho, apesar de não ter tido erros significativos.
No próximo domingo, o Freamunde desloca-se a Baltar, onde encontrará uma equipa que se encontra imediatamente acima de si na tabela classificativa.
Ricardo Jorge Neo
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
9/05/2025
Opinião
8/05/2025
Opinião
8/05/2025
Opinião
6/05/2025