Por
Gazeta Paços de Ferreira

26/04/2024, 0:00 h

651

Observatório Ambiental

Educação Opinião ROSÁRIO ROCHA

EDUCAÇÃO

Numa época em que é urgente corrigir erros do passado em relação ao Ambiente, é imprescindível que as Escolas assumam um papel de alavanca na educação ambiental, através do conhecimento do património natural local, e na aproximação dos alunos com a Natureza.

Por Rosário Rocha (Professora do AE Frazão)

COMENTÁRIO - EDUCAÇÃO

 

 

O Observatório Ambiental é uma estrutura local existente no nosso concelho, cuja propriedade é da Câmara Municipal. Tem várias funções, mas vou-me referir apenas a duas: a orientadora e a dinamizadora no domínio do Ambiente.

 

 

O Observatório vai à Escola

 

 

No início do ano chegou às escolas um plano de atividades a que podíamos aderir. Confesso que eu não lhe dei o devido valor. Escolhemos uma ou outra atividade, pois já tínhamos optado por muitas outras que são quase uma tradição, nomeadamente as festas e festinhas.

 

 

Contudo, ao longo do ano fui-me apercebendo do tipo de atividades que eram realizadas e começou-me a dar uma “coceirazita”.

 

 

Além de sessões na escola, mais teóricas ou experimentais, também são dinamizadas saídas de campo. Os técnicos do Observatório organizam as atividades e providenciam os materiais necessários, pelo que os docentes e as escolas têm a vida facilitada pois não envolve custos.

 

 

O Observatório Vai à Escola é, sem dúvida, uma oferta educativa importantíssima na área da educação ambiental e científica.

 

 

Temas abordados

 

 

O Observatório Ambiental aborda temáticas obviamente relacionadas com o Ambiente, nomeadamente a Biodiversidade, a Energia, a Água, os Resíduos mas vai além disso.

 

 

Vou-me centrar mais nas atividades definidas para os mais novos (até ao 1º Ciclo), mas também existem propostas para os anos subsequentes e algumas poderão ser extensíveis a vários ciclos.

 

 

Ora, para a faixa etária que leciono existem as seguintes atividades, que descrevo de forma sucinta:

 

 

Mundo aquático - permite a compreensão do ciclo da água, fenómenos meteorológicos e as respetivas adaptações da fauna e flora. Dão dicas simples de poupança de água no nosso quotidiano.

 

 

Resíduos – que resíduos geramos no dia-a-dia. Importância de reduzir, reutilizar e reciclar, para a preservação da Natureza e para a Saúde Humana.

 

 

Solo – explorar os diferentes tipos de solo e a vida que aí existe.

 

 

Flora e Fauna – as plantas e animais existentes, a sua importância e as suas caraterísticas.

 

 

Fogo ou Terra - tu escolhes – dá a conhecer a compostagem florestal e os seus benefícios.

 

 

Existem ainda outras atividades complementares, como por exemplo, “PlantarPaços”, “O charco na minha escola”, “Abrigos para os animais silvestres” e “Visitas ambientais “.

 

 

Ligação ao currículo escolar

 

 

O essencial de tudo é que as atividades abrangem os conteúdos escolares que temos que trabalhar com os nossos alunos, mas mais importante ainda é que relacionam os conceitos e a temáticas, permitindo aos discentes compreender a função e importância dos ecossistemas.

 

 

Vou dar como exemplo a saída de campo que o grupo do 3º ano do Agrupamento de Frazão fez ao Parque Urbano de Paços de Ferreira e à Mata das Quintãs.

 

 

São espaços que eu própria frequento nos meus momentos de lazer, enquanto faço algumas (raras) caminhadas e nunca tive a capacidade de olhar com os olhos que usei na visita guiada. No Parque ainda não tinha reparado nos Abrigos para Animais e na Mata das Quintãs o que mais me tinha chamado à atenção, além da beleza natural e do sossego, foram alguns restos florestais que “manchavam”, na minha ignorância, a ideia de limpeza do espaço.

 

 

Pois bem. Através da visita guiada pelo Ernesto eu e os meus alunos pudemos compreender a importância para o ecossistema dos abrigos para os animais no Parque. Já na Mata, podemos compreender a diversidade de flora e fauna existente. De forma orientada, conhecemos muitas plantas comestíveis que os alunos foram degustando ao longo do caminho. Percebemos ainda as características das plantas e a sua adaptação às condições ambientais. Observamos espécies animais e ficamos a saber que existem muitas outras que se escondem dos humanos, como forma de defesa.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Foi importantíssimo entender que os animais racionais às vezes atacam mais os irracionais do que o contrário e que o devemos evitar e eu ainda entendi que os ramos partidos no chão da Mata poderiam não ser significado de falta de limpeza, mas tinham a sua importância para abrigo de animais ou para a própria compostagem florestal. Muitas vezes criticamos sem saber exatamente que tudo existe por algum motivo.

 

 

Roteiro natural

 

 

Eu, adepta da aprendizagem em contexto e no terreno, já havia referido que era importantíssimo que houvesse um roteiro do património histórico e natural do concelho a que os alunos tivessem acesso e quase a obrigatoriedade de conhecer. Pois, tenho que dar a mão à palmatória. Falei com algum desconhecimento. O Roteiro do Património Natural está já bastante completo e disponível através do Observatório Ambiental. Cabe-nos a nós Escola explorá-lo e usufruir da Estrutura Municipal que está criada e disponível para nos orientar e para dinamizar uma panóplia de Atividades que podem ajudar a descobrir os espaços da nossa localidade e ajudar a melhorar os nossos espaços escolares.

 

 

Numa época em que é urgente corrigir erros do passado em relação ao Ambiente, é imprescindível que as Escolas assumam um papel de alavanca na educação ambiental, através do conhecimento do património natural local, e na aproximação dos alunos com a Natureza.

 

 

Acredito que incutindo uma consciência ambiental ativa nos alunos, a mesma vai-se difundido no núcleo familiar e por inerência na comunidade alargada.

 

 

Uma palavra de apreço para o Ernesto Gonçalves e para o Luís Cunha, as caras do Observatório, pela capacidade que têm de se adaptar às diferentes faixas etárias e de transmitir conhecimentos de forma tão cativante para os pequenos.

 

 

O caminho está aberto para melhorarmos o nosso ambiente, conhecendo-o.

 

 

 

 

Opinião

Opinião

AO PRIMEIRO-MINISTRO Por uma política de consumidores com dignidade

22/07/2025

Opinião

Voluntariado: fermento de um mundo novo

21/07/2025

Opinião

POLÍTICA DE CONSUMIDORES NA BERLINDA (II)…

21/07/2025

Opinião

O sangue dos mártires nunca é derramado em vão

21/07/2025