Por
Gazeta Paços de Ferreira

29/03/2024, 0:00 h

921

O nosso património

Educação Opinião ROSÁRIO ROCHA

EDUCAÇÃO

Frequentemente escrevo sobre a aprendizagem no exterior. Ainda no outro artigo abordei ligeiramente a importância da aprendizagem na natureza. Sou, sem dúvida, fã da aprendizagem em contexto.

Por Rosário Rocha (Professora do AE Frazão)

COMENTÁRIO - EDUCAÇÃO

 

 

Património histórico

 

 

Em Março, as turmas do 3º ano do Agrupamento de Escolas de Frazão realizaram saídas ao meio. Aproveitaram para visitar algum património da nossa localidade. Visitamos a Citânia de Sanfins, o Museu Arqueológico e o Mosteiro de Ferreira. Tivemos oportunidade de visitar também o Museu do Móvel (Museu Municipal).

 

 

Foi percetível que quase nenhum aluno conhecia nenhum dos locais visitados. Claro que para eles também foi muito mais benéfico visitar usufruindo de um guia que bem explicou os diferentes contextos.

 

 

No entanto, percebe-se a pouca sensibilidade existente na comunidade para a valorização do património. Até porque, para se valorizar, é importante conhecer e não se conhece.

 

 

Nessas visitas aproveitamos para “conhecer” figuras emblemáticas da nossa terra, tais como a venerável Sílvia Cardoso ou o Dr. Leão Meireles. Observar as suas estátuas foi uma forma de lhes reconhecer o valor e dar-lhes sentido, pois nada como estar diante das mesmas para compreender que devem ter sido mesmo importantes!

 

 

Instituições locais

 

 

Nas nossas saídas vistamos também os Bombeiros Voluntários e a Câmara Municipal. Futuramente iremos visitar a Biblioteca Municipal.

 

 

No percurso entre um local e o outro, passamos pelos Correios e pelo Tribunal. Na sala de aula, pudemos explorar mais aprofundadamente as funções de cada instituição e o serviço que prestam às populações.

 

 

Claro que para crianças de 8-9 anos, apenas lhe ficam na cabeça algumas ideias, mas é importante que tenham pelo menos algumas noções de como a sociedade funciona.

 

 

Foi fantástico perceber que os Bombeiros não se dedicam apenas a apagar incêndios, e que a sua Missão de Voluntários é super importante. Quem sabe, não nasceu o “bichinho” nalgum menino de integrar a corporação… que bom seria!

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Currículo nacional e currículo local

 

 

Há um currículo nacional que refere tudo o que os nossos alunos devem aprender em cada ano de escolaridade. Esse currículo deve integrar o local, o que nos rodeia, o da nossa terra.

 

 

Se bem que o Plano Anual de Atividades do Município tem cada vez mais a preocupação de integrar algumas atividades que abordam o património local, considero que seria de extrema importância criar um roteiro nas diversas vertentes (património histórico, instituições, ambiental/natural…). E deveria também haver por parte das escolas um compromisso assumido de cumprir esse roteiro.

 

 

Quando fomos à Citânia, usufruímos da maravilhosa e elucidante visita guiada do Sr. Aquilino. Contudo, numa pequena conversa com o mesmo, não deixei de sentir a sua tristeza quando me disse que este ano era a segunda escola a visitar o local e que passava ali dias seguidos sem ver “vivalma”. Também eu me senti triste…

 

 

Temos imenso património para conhecer e explorar. É importante conhecer além das fronteiras de Paços de Ferreira, mas conhecer o interior do nosso Concelho deveria ser o ponto de partida.

 

 

Posso dizer que felizmente os constrangimentos são poucos ou quase inexistentes: o Serviço Educativo do Município é exímio na colaboração das marcações das visitas, os locais a visitar têm bons guias e transporte também não é problema. Sendo assim, há que repensar as práticas educativas das escolas e o investimento no nosso currículo local.

 

 

Finalizo agradecendo a simpatia e profissionalismo de todos quantos nos receberam nas visitas (Citânia, Museu Arqueológico, Mosteiro, Bombeiros, Museu Municipal e Câmara Municipal). Foi muito importante para os nossos alunos terem oportunidade de realizar aprendizagens em contexto real.

 

 

Certamente voltaremos…

 

 

 

 

Opinião

Opinião

A polémica atual

1/08/2025

Opinião

O ESTADO DA “BAZUCA”

28/07/2025

Opinião

APEF apela à população para fazer rastreio às Hepatites Virais

27/07/2025

Opinião

CXL – Pela Segurança Interna

27/07/2025