Por
Gazeta Paços de Ferreira

19/05/2026, 14:49 h

71

Mais um flop na Saúde

Política Saúde Social

Saude

O objetivo apontado pelo governo de colmatar a falta de médicos de família para 1,6 milhões de pessoas recorrendo aos privados, falhou mais uma vez

 

 

O objetivo apontado pelo governo de colmatar a falta de médicos de família para 1,6 milhões de pessoas recorrendo aos privados, falhou mais uma vez. Antes deste governo começar a atuar, quando tinha necessidade duma consulta médica, telefonava para a minha USF de Lagoa-Matosinhos, e dentro de menos de meia hora a chamada era devolvida e fazia a marcação, normalmente para o próprio dia.

 

Agora foi tudo centralizado no telefone do SNS2424, onde depois de ouvir muita música e repetir 3 vezes a minha identificação a operadores diferentes, apesar de não ser um problema agudo, fui encaminhado, não para um centro de saúde, mas para a urgência do H. Pedro Hispano.

 

Ou seja, o contrário do que deveria ser feito: evitar a sobrecarga das Urgências.

 

Entretanto o governo quer convencer-nos que nas novas USF-C, pagando a médicos no privado mais do que no serviço público, acrescido dos lucros das empresas, vamos ter um SNS mais barato e eficiente.

 

Porque não se estuda o que funcionava bem no Norte e se tenta corrigir o que está mal em Lisboa e Vale do Tejo, continuando a expandir as USF modelo B?

 

Só a agenda neoliberal oculta, em que o Estado promove interesses privados, justifica que Montenegro não substitua a ministra: porquê atacar a raposa, se esta consegue estragar a capoeira, pondo as galinhas cá fora a dar ovos de ouro?

José Cavalheiro

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

ESCREVINHADOR

17/05/2026

Opinião

O que acontece às contas quando morre um titular? Sabe o que fazer?

17/05/2026

Opinião

Missas tecnológicas (3)

17/05/2026

Opinião

A força do sindicalismo

17/05/2026