Por
Gazeta Paços de Ferreira

15/01/2026, 15:50 h

14

Imprensa local – Serviço público

Editorial Opinião Álvaro Neto

EDITORIAL

A Gazeta de Paços de Ferreira inicia hoje o seu 75º ano de publicação, ininterrupta, ao serviço do povo do concelho e, apesar das muitas dificuldades, que, diariamente, vai encontrando pela frente, manter-se-á firme nesta sua missão de informar e formar os seus leitores, assim contribuindo para a formação cívica dos cidadãos pacenses e para a defesa dos seus interesses legítimos.

Por Álvaro Neto (Diretor da Gazeta de Paços de Ferreira)

 

Não é tarefa fácil cumprir esta missão, pelo que se têm vindo a encetar diligências junto das autoridades públicas - governamentais e autárquicas - tentando sensibilizá-las para os valores, que estão em causa, para que elas contribuam, dentro das suas atribuições, para a sua salvaguarda. 

 

Assim, a Gazeta de Paços de Ferreira, integrada na ANIR, associação que congrega a larga maioria dos órgãos de comunicação social local e regional do país, desde há algumas anos a esta parte, tem empreendido diligências junto dos membros do/s governo/s e dos grupos parlamentares na Assembleia da República, sugerindo medidas legislativas, necessárias para resolução dos problemas com que se debatem os órgãos de comunicação social.

 

A manutenção de uma imprensa local de proximidade reveste-se de uma questão de interesse público, pois estão em causa valores importantes da democracia.

 

Ainda recentemente - Novembro de 2025 - no Encontro Nacional, promovido pela ANIR, em Pombal, que reuniu largas dezenas de órgãos de comunicação social de todo o país, em que estiveram presentes vários membros de entidades públicas, foi salientada não só a importância histórica da imprensa regional e local, como a imprensa de proximidade, mas, sobretudo, o seu papel para a defesa e a consolidação da democracia.

 

Nesse Encontro foi afirmado, peremptoriamente, que a democracia nunca precisou tanto de nós, pois assume um papel central na luta contra a “perigosa desinformação” das redes sociais, considerada uma ameaça séria ao espaço público e democrático.

 

Assim, desempenhando uma função de interesse público, a comunicação social deve ser considerada pelo Estado como um bem de primeira necessidade para a democracia como são a educação, a saúde, a habitação e a cultura, contribuindo para a sua sustentabilidade.

 

NOTA FINAL

Estamos imensamente reconhecidos aos nossos assinantes, anunciantes (privados e públicos) e colaboradores benévolos pelo seu inestimável contributo para que a nossa “Gazeta” tenha iniciado os 75 tão jovem.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Imprensa local – Serviço público

15/01/2026

Opinião

E se o contrato é porta-a-porta que importa se “Inês é morta”?

10/01/2026

Opinião

A Beleza da Liturgia e o Êxodo dos Fiéis

5/01/2026

Opinião

“EM NOME DA VIDA“ - Memória. Gratidão. Saudade

31/12/2025