Por
Gazeta Paços de Ferreira

31/08/2024, 10:51 h

34

HIPOCRISIA

Opinião Opinião Politica Partido Comunista

OPINIÃO POLÍTICA

1 - Destruição pipeline de gás Nord Stream
2 - Obras da Linha Ferroviária do Vale do Sousa
3 - Degradação do SNS

Por Cristiano Ribeiro (Médico e Militante do PCP)

OPINIÃO POLÍTICA

 

 

1 - Destruição pipeline de gás Nord Stream

 

 

O Wall Street Journal reportava recentemente que a destruição do pipeline de gás Nord Stream, em setembro de 2022, tinha sido obra dos ucranianos.

 

 

Na versão wallstreetiana, um dia um grupo de militares superiores ucranianos reunira-se num bar para comemorar vitórias militares e, já bem bebidos, decidira proceder à destruição do gasoduto, que abasteceria a Europa Ocidental e, nomeadamente, a Alemanha.

 

 

A iniciativa concretizara-se com o apoio de um iate alugado e apoios na Polónia. Teria havido inicialmente a anuência de Zelensky, que posteriormente se opusera.

 

 

Alemães, suecos e dinamarqueses, formalmente interessados em inquéritos judiciais, já há muito se tinham desinteressado de resultados de uma investigação séria.

 

 

Mas havia que ocupar o vazio.

 

 

A narrativa atual envolvia mergulhadores vestidos de marinheiros, e um tal Volodymir S.

 

 

Uma história da carochinha.

 

 

A desfaçatez mediática do poder político pró-NATO é surpreendente. Através da propaganda, mesmo que inábil, quer-nos fazer crer que os ucranianos, mesmo a contragosto dos americanos, teriam tido a ousadia de proceder a tal acto terrorista, sem deixar marcas.

 

 

Tanto lixo informativo desmente no absoluto a existência de uma imprensa livre e responsável no Ocidente “democrático”.

 

 

O atentado ao Nord Stream foi de concepção e obra da CIA e do Pentágono, com apoio dos serviços secretos britânicos, únicas entidades com “savoir faire” e experiência em atos de terrorismo.

 

 

Todos os governos ocidentais o sabem, bem como as instituições mundiais, como a ONU.

 

 

Sabem-no os russos e os ucranianos.

 

 

Sabe-o o jornalismo do Wall Street Journal. Sabem-nos os jornalistas e comentadores omnipresentes na retórica anti-russa.

 

 

 

 

2 - Obras da Linha Ferroviária do Vale do Sousa

 

 

Um deputado PS acusou o Governo de protelar obras na linha ferroviária do Vouga, entre Oliveira de Azeméis e Espinho. 

 

 

Talvez fosse adequado que esse ou outro deputado PS nos informasse sobre obras (ou estudos, sequer) da linha ferroviária do Vale do Sousa, promessa que alguns votos terá colhido em anteriores eleições.

 

 

Pois já sabemos...com promessas se enganam os "tolos".

 

 

 

 

3 - Degradação do SNS

 

 

Uma das manifestações mais expressivas da degradação do SNS é a ostensiva entrada do privado na organização e na atividade dos serviços. Exemplifico.

 

Os médicos das Unidades Funcionais dos Cuidados de Saúde Primários receberam um convite imperioso para inscrição no 1.° Curso Hot Topics em Doenças Infeciosas para os Cuidados de Saúde Primários. Os destinatários seriam Médicos dos Cuidados de Saúde Primários e de Saúde Pública.

 

 

E a organização? Uma Associação de Apoio às Reuniões de Infeciologia e o Serviço de Doenças Infeciosas da ULS Santo António. O casamento entre interesses privados e serviços públicos.

 

Mas e o preço das inscrições? Ora uns "míseros" 100 euros, para 4 sessões, com 50 inscrições presenciais em sessões na Secção Regional da Ordem dos Médicos e 80 inscrições em sessões online para quem viva ou trabalhe a 50 km do Porto.

 

 

A pergunta necessária: porque será que a Administração não assegura formação técnica aos profissionais em áreas consideradas necessárias como acontecia anteriormente, de forma gratuita, assegurando o mútuo benefício da aquisição de conhecimentos e capacidades? Que promiscuidade é esta?

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Vamos falar de Investimentos? – parte III

7/10/2024

Opinião

O turismo pode trazer a paz ou talvez não…

6/10/2024

Opinião

O Mundo está quase a arder

6/10/2024

Opinião

O Crime de Incêndio Florestal

6/10/2024