Por
Gazeta Paços de Ferreira

06/01/2024, 0:00 h

161

Do Orçamento para 2024 - I

Opinião Opinião Politica Partido Socialista

OPINIÃO POLÍTICA

O Orçamento para 2024, aprovado na última Assembleia Municipal, é um documento marcante.

Por Hugo de Sousa Lopes (Membro da Comissão Política Concelhia do PS)

OPINIÃO POLÍTICA

 

 

Por um lado, porque traça, efetivamente, uma distinção clara na capacidade governativa deste executivo e na sua governação na matriz do socialismo democrático. E isto é importante, porque é um orçamento dirigido para as pessoas; para a redução das desigualdades sociais; focado na coesão territorial; e que alia os apoios sociais, ao estímulo à atividade empresarial, sem fazer uma política de divisão social como é tentado por outras forças políticas.

 

 

Em segundo lugar, porque este é o primeiro orçamento sem as correntes da “troika municipal” e que efetivamente liberta o executivo municipal para uma gestão orçamental apenas dependente das suas orientações estratégicas, no cumprimento dos compromissos programáticos assumidos eleitoralmente.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Assim, bastaria destacar algumas medidas para afirmar que a Política Social e Habitacional terá o maior investimento de sempre:

 

 

Educação e apoio à família - 546 vagas em 14 creches e berçários que assegurarão, certamente, uma das maiores respostas a nível nacional;

 

 

Habitação - 60 novas habitações para arrendamento acessível a jovens, em Freamunde; Requalificação dos bairros sociais; e 36 novas habitações sociais em Seroa;

 

 

Apoio à terceira idade e a pessoas com deficiência – ERPI com centro de dia e SAD em Carvalhosa; e Residência de Autonomização e Inclusão em Ferreira.

 

 

As medidas programáticas do PS são aquelas que efetivamente se dirigem às pessoas, ao contrário das parcas e avulsas medidas do PPD/PSD que apenas se afirmam com algo do tipo “somos Sociais-Democratas porque é o que está no nome”. E depois, na realidade, opõe-se direta ou indiretamente às medidas de matriz social-democrata da governação socialista.

 

 

Que fique bem claro: os eleitos pelo PPD/PSD não se abstiveram na votação do orçamento mais Social de sempre deste município. O PPD/PSD votou contra todas as medidas do Orçamento para 2024, que se focam no desenvolvimento social, no progresso comunitário, e na melhoria da vida das pessoas.

 

 

O PPD/PSD continua a demonstrar que não é alternativa à governação do Partido Socialista.


 

 

 

 

Opinião

Opinião

Freamunde: Os Nossos Impostos Estão a Ser Desviados?

3/10/2024

Opinião

PAUSA DIGITAL NAS ESCOLAS

2/10/2024

Opinião

‘COVEIROS’ DO DINHEIRO COM CURSO LEGAL?

1/10/2024

Opinião

LABAREDAS DO INFORTÚNIO

29/09/2024