11/12/2021, 0:00 h
353
Falar em formação profissional esta semana, parece clichê.
No entanto a mim faz-me uma certa confusão que um concelho vocacionado para o produção e comercialização de mobiliário não tenha um centro de formação profissional cuja principal preocupação seja formar indivíduos para fazer face às principais necessidades das suas empresas, e mormente dar uma resposta formativa de acompanhamento aos quadros nesse ramo.
Gostaria de compreender porque será que temos centros de formação de referência, estranhamente ligados ao município, ou à AEPF e não terem uma resposta cabal para as necessidades da nossa indústria padrão.
Todos os dias se vê empresas à procura de quadros especializados, quando obrigam os nossos jovens a frequentar o ensino até aos 18 anos ou 12º ano, mas não lhe dão a oportunidade de se formarem em áreas com empregabilidade no final do seu percurso.
De que adianta obrigar os jovens a frequentar a escola numa área que não lhes dá garantia de futuro? Frequentar cursos que nunca serão uteis para a realidade do concelho, e quando acabam, ficam sem essa formação? Obviamente não vão ter oportunidade de arranjar emprego por falta de formação adequada!
Mas para que servem afinal estes Centros de formação se não dão resposta nem às empresas nem aos jovens? É caso para pensar que:
- Contratar profissionais competentes e qualificados nem sempre é suficiente para garantir o crescimento de uma empresa para sobressair num mercado em constante evolução e competitivo, a formação profissional e em particular a formação interna constante nas empresas é absolutamente necessária, mas estas não encontram nestes centros esse tipo de apoio.
-
Assim como frequentar centros de formação profissional também não é de todo sinónimo ou garantia de emprego onde há falta de mão-de-obra qualificada.
Por conseguinte, para que servem afinal os centros de formação de elite aqui no concelho? Para formar jovens ou para dar emprego aos formadores que da arte dos móveis nada percebem?
Celina Pereira, Membro da Comissão Politica de Paços de Ferreira
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL
IMPRESSA/PAPEL – 20,00 – OFERTA EDIÇÃO DIGITAL
EDIÇÃO DIGITAL – 10,00
Opinião
6/07/2025
Opinião
6/07/2025
Opinião
6/07/2025
Opinião
6/07/2025