06/09/2025, 0:00 h
6
OPINIÃO
Por Diana Pinto (Terapias Integrativas e Complementares)
Vivemos numa época onde a globalização e o avanço das mudanças tecnológicas criam volatilidade, incerteza, caos e ambiguidade. Esse impacto cresce exponencialmente através de um mercado de trabalho em constante transformação e de um mundo onde a comunicação está presente 24 horas por dia. Onde a pressão por grandes resultados, alto desempenho, pouca tolerância ao erro e multitasking fazem parte integrante do trabalho. O resultado disso são colaboradores com pouca capacidade de foco, pouco motivados e esgotados, facilitando ambientes de conflito, absentismo e perda de produtividade.
Novas perspetivas na área da psicologia e da neurociência têm ajudado a que cada vez mais as empresas reconheçam que os recursos cognitivos e emocionais dos seus colaboradores determinam não só a sua saúde e bem-estar, mas também a produtividade e o desempenho futuro do negócio.
Neste contexto, as organizações estão cada vez mais interessadas em abordagens inovadoras que potenciem o bem-estar dos seus colaboradores e que ajudem na criação de ambientes de trabalho mais positivos, criativos e colaborativos.
Existem atualmente milhares de estudos sobre a aplicação de práticas de Meditação, Mindfulness e Sessões do Riso e os seus benefícios, parte dos quais se concentram em ambiente de trabalho. Existe uma extensa evidência de que estas práticas são efetivas na redução do stress, ansiedade e depressão. No que diz respeito à sua aplicação em organizações, os estudos indicam que os amplos benefícios destas práticas sobre os domínios funcionais da atenção, cognição, emoção e comportamento, podem influenciar os resultados fundamentalmente em três áreas chave:
• Bem-estar e resiliência;
• Relações interpessoais;
• Desempenho (nomeadamente na liderança, tomada de decisão, adaptação à mudança, criatividade e inovação).
Para além dos benefícios individuais nestas áreas, a investigação demonstra ainda benefícios para a própria organização a nível do absentismo, da produtividade e do envolvimento dos colaboradores na cultura e nos objetivos empresariais.
A introdução da Meditação, Mindfulness e Riso em ambiente de trabalho pode ser efetuada a nível individual/pessoal de cada colaborador, mas também pensada a nível corporativo, com a implementação de rotinas, processos e práticas que estimulem à criação de uma cultura organizacional mais criativa, resiliente, colaborativa e humana, afetando, consequentemente, os seus resultados de forma positiva.
“O caos na nossa vida reflete a forma como nos encontramos internamente” – Diana Pinto in blogue dianapinto.pt/organizacao/
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
6/09/2025
Opinião
6/09/2025
Opinião
5/09/2025
Opinião
4/09/2025