Por
Gazeta Paços de Ferreira

05/12/2025, 10:46 h

7

Educação no concelho de Paços de Ferreira - edição n.º 2656 GAZETA

Educação Munícipio

EDUCAÇÃO

Notícias publicadas na edição impressa n.º 2656 de 04/12/2025 da Gazeta de Paços de Ferreira.

 

Rota do Românico ensina nas escolas 

Alunos vão ao Centro de Interpretação do Românico

 

O Projeto Pedagógico da Rota do Românico 2025-26 no Município de Paços de Ferreira, destinado ao 4.º ano de escolaridade, está concluído.

 

Envolveu 217 alunos e dez docentes da Escola Básica n.º 2 de Paços de Ferreira e dos Centros Escolares de Ferreira, Meixomil e Penamaior.

 

Para além das atividades na sala de aula, os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.

 

 

Proposta aprovada para Bolsas de Estudo Universitárias

 

Foi aprovada em reunião ordinária da Câmara Municipal de Paços Ferreira, a proposta de regulamento para a criação de uma Bolsa de Estudo Anual, no valor de 500 euros, destinada aos alunos do ensino superior residentes no concelho de Paços de Ferreira.

 

Pretende-se apoiar os jovens universitários e promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.

 

A aprovação deste regulamento representa o primeiro passo de um processo que terá ainda de ser objeto de aprovação por parte da Assembleia Municipal, seguindo-se um período de discussão pública, entre outras fases. Projeta-se que no ano de 2026 ainda seja possível a medida entrar em pleno vigor.

 

 

Mostra de alunos de Paços de Ferreira - Cidade Educadora

 

 

Para comemorar o Dia Internacional da Cidade Educadora (30 de novembro), está patente ao público, na entrada do edifício da Câmara Municipal, a exposição sob o lema “A participação das crianças na Cidade Educadora”.

 

Através da arte, os alunos das escolas de Paços de Ferreira manifestaram-se sobre a qualidade de vida no nosso município e sobre este dia.

 

 

 

 

36.º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

 

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Paços de Ferreira, em parceria com vários estabelecimentos de ensino do concelho, assinalou, no dia 20 de novembro, o 36.º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, através da colocação de cartazes exteriores com alguns dos seus artigos.

 

Neste dia, as escolas abordaram também a Convenção junto dos seus alunos, em contexto de sala de aula.

 

Participaram nesta iniciativa de sensibilização a Academia APPAM, os Agrupamentos de Escolas de Eiriz, Frazão, Freamunde e Paços de Ferreira, o Colégio Marca D’ Água, a Escola Secundária de Paços de Ferreira e a Savantes S-Kool.

 

A CPCJ de Paços de Ferreira agradeceu o empenho e colaboração de todas as escolas participantes, assim como ao Município de Paços de Ferreira que também se associou a esta importante e bonita iniciativa.

 

 

Agrupamento Escolar de Frazão

“Escola Sem Bullying”

 

Este agrupamento foi, uma vez mais, distinguido com o selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.

 

O reconhecimento, atribuído pela Direção-Geral da Educação (DGE), valida as boas práticas implementadas no Agrupamento na prevenção e combate ao “bullying” e a todas as formas de violência no contexto escolar.

 

A certificação expressa o compromisso e o esforço contínuo de toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Frazão para assegurar um ambiente escolar saudável, seguro e propício ao desenvolvimento integral de todos os alunos.

 

 

Secundária de Freamunde

“Brinquedos que Unem”

 

Decorre uma campanha solidária de recolha de brinquedos denominada “Brinquedos que Unem”, na Secundária de Freamunde, até 12 de dezembro.

 

Os alunos do 12.º G do Curso de Auxiliar de Saúde estão a promover a iniciativa. O objetivo é simples, mas poderoso: espalhar sorrisos neste Natal junto de crianças de famílias carenciadas, através da doação de brinquedos que já são usados, mas que ainda podem fazer a diferença na vida de alguém.

 

 

“Miúdos a Votos” edição 2025/2026

 

Arrancou no dia 24 de novembro a décima edição de “Miúdos a Votos”. A Rede de Bibliotecas Escolares lança, pelo décimo ano consecutivo, esta iniciativa através da qual crianças e jovens, do 1.º ao 12.º ano, escolhem - em verdadeira simulação eleitoral - os seus livros preferidos.

 

Trata-se de um exercício único de cidadania ativa, que aproxima os alunos dos processos democráticos, promove a leitura entre pares e incentiva o uso crítico e responsável dos media.

 

Destaques da edição 2025-2026:

 

- Mantém-se o Prémio para a Melhor Campanha, valorizando a criatividade das ações realizadas fora da escola.

 

- Mantém-se a Limitação de Mandatos, não existindo, nesta edição, quaisquer livros excluídos.

 

- Os Municípios poderão divulgar os resultados locais, celebrando a leitura com a sua comunidade educativa.

 

A iniciativa é aberta a todas as escolas - públicas, privadas e de ensino português no estrangeiro - que lecionem os anos abrangidos e tenham o Português como primeira língua.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Competição

5/12/2025

Opinião

A vida autárquica pacense vai animar?

4/12/2025

Opinião

Entre Ruínas e Esperança

3/12/2025

Opinião

O 25 de novembro deles, sempre!

3/12/2025