Por
Gazeta Paços de Ferreira

10/08/2021, 22:00 h

120

ACUPUNTURA NA TERCEIRA IDADE

Manuela Santos

Longevidade com qualidade de vida é o que todos pretendemos. E efetivamente hoje em dia vivemos mais anos, mas nem sempre acompanhados de saúde e bem-estar.

Com o envelhecimento surgem doenças mais ou menos incapacitantes, para as quais há um sem número de medicamentos, mas nem sempre eficazes e por vezes com efeitos secundários indesejáveis. Doenças neurológicas como o AVC, o Parkinson e a perda de memória podem beneficiar da acupuntura pelo aumento do afluxo sanguíneo cerebral, nomeadamente nas áreas da coordenação motora e fala. A acupuntura não trata estas doenças, mas permite melhorar a função e atrasar a evolução das mesmas.

Relativamente aos problemas osteoarticulares que causam tanta dor e limitação do movimento, a acupuntura e a fitoterapia permitem travar a osteoporose e até melhorar a fixação de cálcio; melhoram ainda o aporte de sangue aos musculos e tendoes, potenciam a lubrificação das articulações, diminuindo assim a dor.

Igualmente importante é o papel da acupuntura no equilíbrio das emoções da pessoa idosa.

Seja qual for o problema, a acupuntura é uma técnica eficaz, segura e sem efeitos secundários.

Permite melhorar a dor, a mobilidade e o estado emocional da pessoa idosa. Permite ainda reduzir a quantidade de medicamentos que são tomados diariamente, evitando assim efeitos secundários indesejáveis como por exemplo as inflamações e dores de estômago provocadas pelo excesso de anti-inflamatórios.

E porque o exercício físico é fundamental, nada melhor do que meditação em movimento -Tai Chi! O Yoga, nao sendo uma disciplina da medicina chinesa, é tambem uma excelente opção para os mais velhos.

Viva muitos anos, feliz e independente! E já sabe que pode contar com a Medicina Tradicional Chinesa para melhorar a sua qualidade de vida.

Manuela Santos

Especialista em Medicina Tradicional Chinesa

Licenciada em Enfermagem https://www.facebook.com/acupunturamanuelasantos

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTRÓNICA) 20 EUROS

https://youtu.be/EpWtFaCVzBE
Opinião

Opinião

As Obras, o Progresso e a Necessidade de Melhoria: Um Desabafo

25/07/2024

Opinião

DE CABEÇA ERGUIDA

24/07/2024

Opinião

HOMENAGENS E HOMENAGEADOS

24/07/2024

Opinião

Os problemas da Inteligência Artificial

23/07/2024