20/12/2025, 10:53 h
6
Desporto Opinião Pedro Queirós
DESPORTO
Por Pedro Queirós
A Liga é composta 33 clubes. A Taça da Liga é disputada por 8. Este é o primeiro ponto e o mais grave. E depois é claramente feita para que FC Porto, Benfica, Sporting e SC Braga cheguem à final four, porque são, neste momento, os quatro melhores clubes e, como tal, aqueles que vão “vender” melhor a competição e chegar a mais pessoas.
É uma competição elitista. Que não cabe no futebol. E é por isso que sempre que um destes quatro fica de fora, é de aplaudir. Este formato vai até contra a própria história da competição: o primeiro vencedor foi o Vitória de Setúbal. Ou seja, em condições normais (e supondo que o Vitória de Setúbal ainda jogava numa das duas primeiras ligas), hoje em dia, o primeiro vencedor tinha grandes probabilidades de nem entrar na competição.

FC Porto e Benfica recentemente votaram contra esta competição. E sejamos sinceros… nenhum dos três grandes dá grande importância à Taça da Liga, a menos que sejam jogos entre eles ou que disputem a final. A necessidade de fazer mais dois jogos em janeiro, num calendário já apertado, é nenhuma. Ainda para mais numa competição que não acrescenta nada ao futebol português.
Ao invés de se pensar num formato que seja abrangente, que traga algo de benéfico aos clubes e que se torne definitivamente apetecível para os adeptos, cria-se uma competição de oito clubes, cujo objetivo é serem sempre os mesmos quatro a chegar às meias finais e depois que ganhe o melhor.
Já se chegou a falar de jogar esta competição no estrangeiro! Imaginem… uma competição que nem em Portugal convence uma maioria sólida. Quem vai pagar viagem e bilhete para ir ver um jogo destes ao estrangeiro?
Quero acreditar, para o bem do futebol, que este formato tem os dias contados. Como adepto de futebol, obrigado ao Vitória por se intrometer no meio desta farsa. Ainda para mais por ser um clube com alta massa adepta e que grita sem medo contra as entidades que “mandam nisto tudo”. Ganhar a competição e levantar o troféu na cara dos responsáveis por este torneio de amigos que dá na televisão, era a cereja no topo do bolo.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
20/12/2025
Opinião
20/12/2025
Opinião
20/12/2025
Opinião
20/12/2025