18/01/2025, 16:36 h
500
No seu 50º Aniversário
PUBLIRREPORTAGEM
Capacidade visionária do Comendador Arménio Moura
A capacidade visionária do Comendador Arménio Moura conduziu a empresa ao mais alto patamar da excelência industrial, ao proporcionar soluções inovadoras e de alta qualidade para proteger o meio ambiente e melhorar a eficiência das operações industriais. Ao celebrar 50 anos de experiência, a Ventilações Moura é reconhecidamente líder de mercado em Portugal e um respeitado ator no mercado internacional, com especial destaque no continente sul-americano.
A Ventilações Moura fabrica uma ampla gama de equipamentos, incluindo sistemas de aspiração, cabines de pintura, silos, sistemas de lixagem e filtros de mangas, todos projetados para atender às mais rigorosas normas de qualidade e ambiente. A empresa utiliza a mais avançada tecnologia e segue um rigoroso critério de seleção de matérias-primas para garantir a máxima qualidade em todos os seus produtos.
Compromisso com a qualidade e a inovação
O compromisso da Ventilações Moura com a qualidade e a inovação é evidente em cada equipamento que produz. A empresa procura, constantemente, evoluir os seus produtos e os seus processos, garantindo que respondem às necessidades específicas de cada cliente. Além disso, a Ventilações Moura valoriza a sua equipa, reconhecendo que são as pessoas que concebem, fabricam e instalam os equipamentos, os quais são a base do sucesso da empresa.
O futuro da empresa está devidamente salvaguardado, sob a liderança de Hélder Moura, engenheiro de formação, com uma especialização em Ventilação Industrial, realizada numa conceituada universidade italiana. Tem sido através da sua batuta que a Ventilações Moura aumentou a presença nos mercados internacionais e a pesquisa e a inovação passaram a integrar o ADN deste negócio familiar. Num futuro próximo, os equipamentos comercializados e instalados pela Ventilações Moura utilizarão a Inteligência Artificial para melhorar as atividades de manutenção e realizar ações preventivas.
O futuro da empresa sob a liderança de Hélder Moura
Importa, ainda, recordar o papel desempenhado na defesa do empresariado concelhio. Quer Arménio Moura, quer Hélder Moura dedicaram o seu tempo à Associação Empresarial de Paços de Ferreira. Hélder Moura foi inclusive presidente da Direção durante dois mandatos. E foi nesta altura que emergiu, no Tâmega e Sousa, a primeira união das associações empresariais da região, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, em cuja primeira Direção, Hélder Moura ocupou a vice-presidência.
Ao fabricar equipamentos e sistemas que melhoram o impacto ambiental das indústrias de mobiliário, de calçado, do têxtil e da metalomecânica, a Ventilações Moura assume um especial compromisso com a diminuição do impacto da indústria no meio ambiente. No entanto, a empresa não esquece o seu próprio impacto, tendo investido, na última década, vários milhares de euros em equipamentos e dispositivos elétricos – como máquinas de corte a laser, máquinas de gravação a laser, máquinas de soldadura, uma cabine de pintura e viaturas – assim como instalou painéis solares e disponibiliza aos seus clientes um posto de carregamento para um automóvel elétrico.
Em todas as obras realizadas pela Ventilações Moura, os clientes são sensibilizados a cumprirem com as mais exigentes regras ambientais, quer na recolha e triagem de resíduos, quer na aplicação das melhores práticas ambientais nos seus próprios processos.
Ventilações Moura altamente certificada
A Ventilações Moura é certificada na norma ISO 9001:2015 no ano de 2009, em gestão da qualidade e pela ISO 14001:2015 no ano de 2015 em gestão do ambiente, bem como recebeu a mais elevada distinção com a norma ATEX para os filtros de mangas. Esta certificação indica que os produtos da Ventilações Moura são seguros para uso em atmosferas explosivas. A ATEX é uma normativa europeia que define os requisitos de segurança para equipamentos utilizados em ambientes potencialmente explosivos, como indústrias químicas, petroquímicas e de gás. Em 2009, a Ventilações Moura tornou-se no primeiro fabricante português a obter a Certificação ATEX.
A presença dos sistemas de ventilação industrial desta empresa pacense estende-se muito para além das fronteiras concelhias. Possuem clientes em três continentes, com particular destaque para a América do Sul e a Europa. As exportações representam cerca de 40% do total do volume de negócios, com tendência para aumentar.
Prestígio nacional e internacional
A empresa investiu noutros negócios complementares, ambos também instalados em Paços de Ferreira. Um no ramo imobiliário, de remodelação de uma antiga fábrica agora transformada num dinâmico centro de negócios que acolhe diversas empresas e emprega centenas de pessoas. Um segundo, de corte laser, para dar resposta às necessidades da própria Ventilações Moura, mas a qual também dá resposta a inúmeros clientes externos.
Seja para a proteção ambiental ou para a otimização de processos industriais, a Ventilações Moura oferece soluções eficazes e personalizadas, demonstrando o seu compromisso com a excelência e a sustentabilidade.
Dado o caráter inovador desta empresa, nascida no seio de um forte setor industrial, assente nos valores familiares de Arménio e Hélder Moura, Paços de Ferreira beneficia do prestígio nacional e internacional que a Ventilações Moura representa, sendo razão de admiração e estima dos pacenses e, desta forma, merecedora de reconhecimento público.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
6/07/2025
Opinião
6/07/2025
Opinião
6/07/2025
Opinião
6/07/2025