No inicio do XVII Congresso Internacional de Futebol,
Testemunhos de personalidades de relevo da vida desportiva nacional, de que se destacam o Professor Doutor Manuel Sérgio, José Gomes, Sérgio Conceição, André Seabra, Paulo Futre, Jaime Pacheco e Álvaro Magalhães,.
No inicio do primeiro dia do XVII Congresso Internacional de Futebol, a Universidade da Maia decidiu distinguir com um tributo público o Prof. Doutor José Neto, também ilustre colaborador da Gazeta de Paços de Ferreira, que, ao longo dos anos, tem liderado este tipo de eventos de reflexão e ciência (teórica e aplicada)
Em congressos anteriores a máxima foi "a gratidão deve ser aprendida para ser exercida", e foram homenageados, entre outros desportistas de mérito, Luis Figo, Cubillas, Eusébio, Fernando Gomes, Madger, Fernando Chalana, Carlos Queiróz e campeões de Riade, José Mourinho, Valdano, Jorge Mendes, Vítor Serpa, F,P,Futebol e A,F,Porto (centenário) , Pinto da Costa e Campeões Europeus (87) e José Maria Pedroto.
A Comissão deste Congresso soube interpretar a mensagem e não deixou em vão este acontecimento.
Presentes várias entidades, em especial o Secretário de Estado do Desporto, a F.P.Futebol, A.N.Treinadores, Autarquias.
Muitos amigos e familiares do homenageado também quiseram dizer presente.
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Foi apresentado um vídeo representativo da vida de José Neto, com destaque para os testemunhos de personalidades de relevo da vida desportiva nacionanal de qe se destacam o Professor Doutor Manuel Sérgio, José Gomes, Sérgio Conceição, André Seabra, Paulo Futre, Jaime Pacheco, Álvaro Magalhães, ANTÓNIO OLIVEIRA (EX SELECIONADOR NACIONAL) Eng FERNANDO SANTOS, TONI e ANTÓNIO SIMÕES (SLB) , Doutor JORGE CARLOS FONSECA ( EX Presidente República Cabo Verde), DR HUMBERTO BRITO (presidente da Câmara ), PROFESSOR ARMÉNIO PEREIRA (ex presidente da Câmara), Dr PAULO MENESES (Presidente F.C.PAÇOS DE FERREIRA), deixando ainda a marca de gratidão vários estudantes, colegas e em especial o Presidente da Maiêutica Prof. Doutor Domingos Silva e o Magnífico Reitor Prof. Doutor José Ferreira Gomes.
José Neto manifestou, através das palavras, a beleza moral e afetiva do gesto com que foi brindado, não deixando de qualificar a dádiva de ser desde 1991 professor na universidade da Maia, uma vida "misturada de sorrisos e abraços... este privilégio em ajudar a renovar a vida, semeando perguntas, descobrindo generosamente a arma das ideias, junto daqueles que, ao longo do tempo, me têm sido confiados".
Assim, através da transparência, humildade , amor e gratidão terminou com a frase tão portuguesa LAR... DOCE LAR!...