Por
Gazeta Paços de Ferreira

07/03/2022, 0:00 h

286

SOBRE FUTEBOL Inscrições de atletas amadores

Desporto

Se, por um lado, eu até já acho que as inscrições profissionais deviam fechar antes de prazo actual, por outro, e dando isso de barato, as inscrições de amadores deviam encerrar, no máximo, no final de setembro.

No Comunicado nº 1, de início de época, a FPF estipula os diferentes prazos de inscrição de atletas. Nesta, por exemplo, foi estipulado:

- transferências internacionais: de 01/07 a 17/09 e de 03/01 a 31/01;

- inscrições com contrato profissional: de 01/07 a 17/09 e de 03/01 a 31/01;

- inscrições de jogadores amadores: até ao dia 28/2.

 

É precisamente sobre este último período de inscrições que me quero debruçar.

 

Como é possível verificar, as inscrições de atletas amadores estão abertas durante um largo período, desde o início da época desportiva (1 de julho) até 28 de fevereiro. Ou seja, durante 8 meses!

 

Estando vários campeonatos a ser disputados em mais do que uma série, como por exemplo a Liga 3, o Campeonato de Portugal e a maior divisão da AF Porto, não me parece fazer o mínimo sentido, e desconheço as razões, porque nunca foram invocadas, para um tão largo período de inscrições. Tal facto, na minha opinião, desvirtua completamente as competições, uma vez que todas as semanas as equipas podem ter mudanças nos planteis. E há exemplos disso. Também se dá o caso de, após saberem se se apuram para a fase de subida, ou se ficam pela de manutenção, as equipas procederem a profundas alterações nos planteis.

 

Até concordo que as inscrições de atletas amadores possam ter um período maior do que os profissionais, mas não muito.

 

Se, por um lado, eu até já acho que as inscrições profissionais deviam fechar antes de prazo actual, por outro, e dando isso de barato, as inscrições de amadores deviam encerrar, no máximo, no final de setembro.

 

Depois, entendo que devem haver um período de 2/3 meses com as inscrições encerradas retomando por exemplo nos meses de Dezembro e Janeiro ou Janeiro e Fevereiro, conforme os quadros competitivos, para que não haja a possibilidade que referi atrás.

 

Esta época, no entanto, e porque já estamos em Março, não há mais possibilidade de novas contratações. É só com os jogadores que já estão nos planteis, que os clubes conseguirão competir.

 

Oxalá no futuro, e por intervenção dos clubes e dos seus dirigentes, que as janelas de transferências possam a encurtar para os amadores. Pela verdade desportiva.

 

 

Juvenal Brandão

Treinador de Futebol UEFA Pro (Grau IV)

Licenciado em Gestão de Desporto

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL

IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL

EDIÇÃO DIGITAL – 10,00

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025