Por
Gazeta Paços de Ferreira

04/05/2024, 0:00 h

326

SNS: ESPERAVA PIOR

Eduardo Costa Opinião

OPINIÃO

Não conclui que o SNS funcionou mal. Se tiver em conta as constantes críticas altamente negativas estava à espera de bem pior.

Por Eduardo Costa (Jornalista, Presidente da Associação Nacional da Imprensa)

OPINIÃO

 

 

Uma tosse que já me afetava há alguns dias e tirava o sono levou-me a fazer uma experiência com o nosso Serviço Nacional de Saúde.

 

 

Cumpri as recomendações do novo plano para diminuir a pressão nas urgências hospitalares “Ligue antes salve vidas”. Liguei para o SNS 24.

 

 

Cerca de uma hora em espera! Atendeu-me finalmente uma enfermeira. Diligente, profissional, atenciosa. Fez a triagem e reencaminhou a chamada para um profissional para marcar uma consulta no centro de saúde.

 

 

Tinha horário disponível para o dia seguinte. Nesse dia eu não tinha possibilidade. Como a tosse era constante, fui ao hospital para uma consulta de urgência.

 

 

A rececionista deu-me pulseira verde. Cerca de quatro horas depois desisti. Era elevado o número de pacientes com pulseiras de maior urgência.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Dirigi-me à urgência de um hospital privado. Fui atendido cerca de cinco minutos após a chegada. A médica, simpática e boa profissional, analisou os pulmões, confirmou que não era grave e prescreveu a receita.

 

 

Não conclui que o SNS funcionou mal. Se tiver em conta as constantes críticas altamente negativas estava à espera de bem pior.

 

 

Demoraram tempo excessivo a atender a chamada? Sim.

 

 

Evitar que os cidadãos entupam as urgências dos hospitais com uma triagem por telefone parece boa ideia. Mas, para resultar é preciso investir para um atendimento em tempo razoável.

 

 

 

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025