04/09/2026, 0:00 h
10
FREGUESIAS
Tradição e devoção em Seroa
As Festas em Honra de São Mamede decorreram entre 21 e 23 de agosto, com momentos de devoção religiosa e um programa marcado pela música, pelo folclore e pela animação popular.
O cartaz incluiu arruadas e atuações de grupos de bombos, música, fogo de artifício, dança e folclore. O domingo ficou reservado aos principais momentos religiosos, com a Missa Solene em honra do padroeiro da freguesia, seguida, durante a tarde, pela Majestosa Procissão.
A programação contou ainda com a presença da Banda de Música de Vilela e dos Delaenses, do Rancho Folclórico São Mamede de Seroa, bem como dos Tradição D’Ouro, Zumbart Dance e Jota.
Dupla celebração na paróquia
Bodas de prata do Padre José Alfredo

À semelhança de São Mamede, padroeiro da freguesia e pastor por vocação, o Reverendo Padre José Alfredo celebrou as suas bodas de prata sacerdotais, assinalando 25 anos de sacerdócio ao serviço da comunidade.
A Junta de Freguesia de Seroa associou-se a este duplo momento de celebração, de São Mamede e do sacerdote.
Um agosto ao som dos bombos
S. Mamede fez-se ouvir por outras terras

O Grupo de Bombos S. Mamede de Seroa teve um mês de agosto particularmente preenchido, marcando presença em várias festas, romarias e encontros de bombos na região.
Entre as participações estiveram as Festas da Cidade de Gandra, as Festas de Santo Ovídio, em Aveleda, o 3.º aniversário do Grupo de Bombos Levados da Breca, em Ermesinde, as Marchas e Arruada de Bombos da Romaria da Senhora da Aparecida, o II Encontro de Bombos, em Canelas, e a procissão em honra de São Mamede, em Negrelos.
O grupo participou ainda noutras iniciativas ao longo do mês, numa atividade que tem levado o nome de Seroa e as tradições locais a diferentes comunidades. A presença regular em festas e encontros confirma o dinamismo do grupo e o papel dos bombos na preservação e divulgação da cultura popular.

Pesca e matraquilhos em destaque
Junta distinguiu percursos desportivos

A Junta de Freguesia de Seroa atribuiu louvores a Nelson Rocha, pelo seu percurso na modalidade de pesca, e aos irmãos Miguel e Ricardo Moreira, pelas conquistas alcançadas no desporto de matraquilhos.

As distinções reconheceram o percurso desportivo, a dedicação e os resultados alcançados pelos três atletas, que têm levado o nome de Seroa a diferentes competições.
39 anos de folclore
Rancho de S. Mamede assinalou aniversário
O Rancho Folclórico de São Mamede de Seroa assinalou, no passado dia 17 de agosto, o seu 39.º aniversário, data que coincidiu com o dia do padroeiro da freguesia.
A associação assinalou a efeméride agradecendo as felicitações recebidas e renovando o compromisso com a preservação e divulgação da cultura e das tradições locais.
Rancho de Seroa cria grupo de caminhadas
“Caminhar com Arte”
O Rancho Folclórico de São Mamede de Seroa apresentou oficialmente o “Caminhar com Arte”, um novo grupo de caminhadas aberto a toda a comunidade, que pretende aproximar natureza, saúde, tradição e cultura.
O projeto convida a percorrer os caminhos da freguesia, recuperando percursos, memórias e momentos de convívio ao ar livre. A participação está aberta a todos, não sendo necessário integrar o grupo folclórico.
Passeio de verão
Mustache Bastards na Senhora da Graça
O Clube Motard Mustache Bastards realizou, no dia 26 de agosto, o habitual Passeio das Férias de Verão, numa deslocação à Senhora da Graça.
A iniciativa reuniu os elementos do clube num percurso de verão, mantendo a tradição dos passeios que fazem parte da atividade do grupo.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
2/09/2026
Opinião
30/08/2026
Opinião
30/08/2026
Opinião
30/08/2026