19/04/2026, 22:29 h
127
Desporto Futebol CITÂNIA SANFINS FC SC FREAMUNDE
Campeonato da Divisão de Elite da AF Porto – Serie 1
Foto Ricardo Jorge Neto
Campeonato da Divisão de Elite da AF Porto – Serie 1
29ª Jornada
SC Freamunde, 5 – Citânia de Sanfins FC, 2
Jogo no Complexo Desportivo do SC Freamunde
Árbitro: Fábio Gomes Árbitros Assistentes: Domingos Alves e Sérgio Martins.
SC Freamunde: Jota, Bentes, Paulinho, Rui Jorge, Simão (Tó Jorge, 85’), Figueiredo (Rafa, 63’), João Pinto (Deklan, 63’), Meireles, Cardoso (Abílio Neto, 63’), Bruno e Vitinha (Lobo, 78’).
Treinador: Antunes
Citânia de Sanfins FC: Luís Martins, Fábio, Hugo Porfírio (Chico, 75’), Bubacar, Fofana (João Lindo, 45’), Tiago Leão, Pedro Moreira (Hugo Coelho, 67’), Filipe Amorim, Egídio, Gilberto (João Ferreira, 45’) e Pereira (João Leão, 80’)
Treinador: Nélson Costa
Marcadores: Vitinha (11’), Bruno (26’ e 74’) e Simão (42’ e 83’); Tiago Leão (57’) e Filipe Amorim (79’).
Dia de festa em Freamunde, que uniu as celebrações dos 25 anos da elevação de Freamunde a cidade, a inauguração da pista de atletismo, o trail Foge Foge Capão e o jogo que poderia decidir a passagem do SC Freamunde à fase de apuramento de campeão.
Contudo, o sábado foi um dia amargo: do Campeonato Nacional vieram as confirmações das descidas de divisão do São Martinho e do Aparecida.
Com a despromoção destes dois emblemas do Campeonato Nacional, apenas poderão subir 3 equipas da Divisão Elite. Isto porque a Liga Hyundai perderá 5 equipas (o campeão que sobe e os 4 últimos que descem), logo necessitará de 5 equipas, como duas são o São Martinho e o Aparecida, então da fase final da divisão Elite, que juntará os dois primeiros de cada de série, apenas 3 subirão.
A não ser que a AF Porto, recebe uma vaga extra, subindo mais uma equipa ao Campeonato Nacional, permitindo que subam 4 da Elite, ou ainda mais rebuscado, a Liga de Clubes decida em tempo record, que o Gondomar seja já integrado na Segunda Liga, abrindo uma vaga na Liga Hyundai… ou seja, o melhor é mesmo garantir pelo menos o terceiro lugar, porque como diz a sabedoria popular: fia-te na virgem e não corras.
Mas antes da correria da subida, era necessário garantir a presença na fase final, vencendo o vizinho e tranquilo Citânia de Sanfins, após estes terem vencido os capões na Taça da Capital do Móvel.

A partida foi de domínio do SC Freamunde e o primeiro golo apareceu, de forma natural, logo após o primeiro quarto de hora, com Paulinho a assistir Vitinha para marcar.
Poucos minutos depois, o jovem João Pinto coloca uma bola aprimorada em Bruno e este amplia o marcador, colocando tranquilidade no resultado.
O Sanfins ia timidamente tentando responder, mas sempre sem perigo. Perto do término da primeira parte, após canto na direita do ataque dos capões, Simão mais lesto que todos, fez o terceiro para o Freamunde.
No segundo tempo, o Freamunde, por via da vantagem, relaxou um pouco e Tiago Leão reduziu para os leões, voltando a marcar num estádio que lhe diz muito.
O Freamunde reagiu e voltou a dominar, marcando o quarto golo, por Bruno, que. após tirar todos os adversários da frente, concluiu com brilhantismo.
Os leões da Citânia não desarmaram e, após livre, e confusão na área, Filipe Amorim faz um golo bizarro, fazendo a bola passar por cima de Jota, após a ter chutado em cima da linha final.
Num jogo de parada e resposta, o Freamunde foi em busca do quinto e Simão, em tarde inspirada, subiu para novo canto e bisou na partida.
No final, os freamundenses continuaram a festa, após garantir a passagem à fase de apuramento de campeão.
O árbitro Fábio Gomes e seus auxiliares realizaram um trabalho de excelência.
Na fase final a quatro, onde três poderão subir, estão qualificados: Baião e Freamunde da série 1, e Lavrense e Padroense da série 2.
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
19/04/2026
Opinião
19/04/2026
Opinião
19/04/2026
Opinião
19/04/2026