Por
Gazeta Paços de Ferreira

01/04/2023, 6:00 h

511

SANFINS LAMOSO CODESSOS | Rancho Independente de Sanfins

Freguesias Sanfins Lamoso Codessos

Fez 41 anos!

A Associação Folclórica Independente de Sanfins de Ferreira foi fundada, em ato solene, a 21 de março de 1982.

Desde então tem-se esforçado por manter viva a cultura popular, promovendo a bela tradição do folclore.

No passado dia 26 de março, o Rancho comemorou 41 anos de existência, na sua sede, recebendo como convidados os Gaiteiros de San Fins de Rebordáns de Tui (Espanha).

A tarde foi animada e de franco convívio entre todos os que foram à festa do Rancho Folclórico de Sanfins de Ferreira!

 

Rancho de Lamoso atua em Coimbra

O Rancho Folclórico Santa Maria de Lamoso foi convidado a participar no XXXIII Festival de Folclore do Rancho Folclórico Unidos Cheira, em Coimbra, no próximo dia 12 de agosto. O Rancho de Lamoso, criado em outubro de 1991, é composto por cerca de 50 elementos e organiza também o seu Festival de Folclore em julho, com grupos nacionais e internacionais.

 

Sessão sobre Vespa Velutina

No dia 28 de março, teve lugar na sede da Junta de Freguesia, em Sanfins, mais uma sessão informativa sobre a vespa velutina, também conhecida por vespa asiática. Foi prestado um conjunto de informações por técnicos da Proteção Civil Municipal e da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), e apresentada uma nova arma destinada à destruição dos ninhos. No final foram distribuídas, gratuitamente, armadilhas, à semelhança do já sucedido no ano de 2022, com resultados muito positivos.

 

2.ª edição de caminhadas temáticas

No terceiro domingo de março, dia 19, e após duas semanas de adiamento devido às condições meteorológicas desfavoráveis, o grupo “Os Trilhos de Sanfins São Fixes” iniciou a segunda edição das suas caminhadas temáticas mensais. Os participantes responderam ainda positivamente ao desafio de levarem consigo os pais e/ou filhos, por ser Dia do Pai, o “que tornou a caminhada um momento ainda mais especial”, referiram. O tema desta primeira caminhada foi “Água e Flora”, com destaque para a Nascente do Leça, a Citânia e o lugar de Fontelos, onde os guias partilharam informações e curiosidades.

No final da atividade, junto ao Museu Arqueológico, aconteceu uma ação simbólica, com a largada de uma pomba branca pelo presidente da associação local “Amigos da Paz”, que participou na caminhada, e pelo guia Tiago.

 

ASSINE E DIVULGUE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELETRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELETRÓNICA) – 20 EUROS

Opinião

Opinião

Grão de areia

8/09/2024

Opinião

COISAS DA ARCA DO VELHO – (IV)

8/09/2024

Opinião

AS LETRAS MIUDINHAS COM QUE NOS ESPEZINHAS…

7/09/2024

Opinião

O ano de 1968 e os Jogos Olímpicos do México

7/09/2024