04/09/2026, 0:00 h
8
Freguesias Sanfins Lamoso Codessos
FREGUESIAS
Observado por uma multidão
Mais de duas mil pessoas participaram na sessão de observação do eclipse e da chuva de estrelas realizada na Citânia de Sanfins, num momento marcado pelas boas condições atmosféricas.
A iniciativa foi organizada pelo Observatório Ambiental do Município, com o apoio de voluntários, do Grupo de Jovens de Sanfins e dos Escuteiros 1341 de Freamunde. Durante a sessão, a astrónoma Marta Santos partilhou informações sobre os fenómenos observados.
O programa incluiu ainda um concerto da harpista Eleonor Picas, que encerrou a noite.

Sanfins celebrou com o bispo
Festas de Nossa Senhora da Guia

Sanfins de Ferreira viveu, nos últimos dias de julho e início de agosto, as Festas em honra de Nossa Senhora da Guia, num programa marcado pela fé, pela música e pelas tradições da comunidade.
O momento central das celebrações aconteceu no dia 2 de agosto, com a Missa Solene em honra de Nossa Senhora da Guia, presidida pelo bispo auxiliar do Porto, D. Joaquim Dionísio. A celebração foi acompanhada por um vasto repertório de música mariana, interpretado com o apoio de uma orquestra de cordas, metais, sopros, órgão e percussão.
As festividades contaram também com momentos dedicados ao folclore, entre música, dança e convívio, proporcionando à comunidade a oportunidade de celebrar e valorizar as tradições de Sanfins de Ferreira.
A organização agradeceu o contributo dos cantores, instrumentistas, grupos envolvidos e, em particular, da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Guia 2026, pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano.
Folclore em Sanfins
43.º Festival do Rancho Citânia de Sanfins

O Rancho Folclórico Citânia de Sanfins organizou, no dia 8 de agosto, a 43.ª edição do Festival de Folclore, que juntou vários grupos e público em torno da música e das tradições populares.
Um domingo fora de casa
Passeio convívio a Chaves
Um dia de passeio e convívio está marcado para 27 de setembro, com destino a Chaves e à Quinta do Príncipe, numa proposta dirigida à população de Sanfins de Ferreira.
A saída está prevista para as 8h00, estando o custo fixado em 15 euros por pessoa e em 7,50 euros para crianças até aos 12 anos.
As inscrições decorrem na Junta de Freguesia de Sanfins de Ferreira até ao dia 18 de setembro.
Classificação reconheceu o valor histórico e arqueológico de Sanfins
Há 80 anos, a Citânia era Monumento Nacional
No dia 20 de agosto de 1946, a Citânia de Sanfins foi oficialmente classificada como Monumento Nacional, através do Decreto n.º 35 817, publicado no Diário do Governo n.º 187, 1.ª Série.
A classificação, que completou 80 anos, reconheceu o extraordinário valor histórico, arqueológico e patrimonial de um dos mais importantes povoados castrejos da Península Ibérica, testemunho da ocupação humana e da riqueza cultural que marcaram o território há mais de dois mil anos.
A efeméride assinala, assim, oito décadas de reconhecimento oficial de um património que permanece ligado à história, à identidade e à memória coletiva de Sanfins e do concelho.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
2/09/2026
Opinião
30/08/2026
Opinião
30/08/2026
Opinião
30/08/2026