Por
Gazeta Paços de Ferreira

28/10/2023, 0:00 h

932

Reflexão sobre a Última Assembleia Municipal: Um Alerta à Democracia Local

Opinião Opinião Politica

OPINIÃO POLÍTICA

É imperativo que abracemos uma cultura de respeito, diálogo construtivo e transparência para fortalecer a nossa democracia local e garantir que os interesses da comunidade sejam atendidos de maneira justa e eficaz.

Por João Paulo Carvalho

OPINIÃO POLÍTICA

 

 

No passado dia 27 de setembro de 2023, os cidadãos do nosso concelho foram brindados com uma Assembleia Municipal que, em vez de reforçar a importância da seleção criteriosa dos seus representantes políticos locais, deixou-nos um amargo de boca. Esta reunião transformou-se num verdadeiro campo de batalha entre egos, carregada de falta de civilidade e destituída de um clima propício ao bem-estar democrático. O resultado? Uma escassez gritante de ideias construtivas, fundamentais para o progresso do nosso município. Este triste espetáculo envergonha qualquer habitante do concelho e deveria suscitar o arrependimento dos intervenientes, quer sejam do PS ou do PSD.
 

 

É imperativo destacar que este cenário lamentável não é exclusivo do PS, pois a oposição PSD, por vezes, segue o mesmo caminho medíocre, alimentando uma polarização excessiva e uma retórica desrespeitosa nas discussões políticas. Esta situação, sem dúvida, prejudica a nossa democracia local.
 

 

Durante os 37 anos de governação do PSD, o PS costumava criticar a forma como as posições e os diálogos eram conduzidos e as decisões eram tomadas. Entretanto, após assumir o poder, o PS não apenas perpetuou essa prática, mas, lamentavelmente, conseguiu aprofundá-la. Hoje, assistimos a um espetáculo ainda mais degradante do que aquele que antes era criticado.
 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA


 

Além disso, a imposição de restrições que exigem dos cidadãos o envio antecipado de questões e dados pessoais para se expressarem na assembleia é percebida por muitos como um ataque à transparência e à democracia. Isso espelha um ambiente político distante do ideal democrático que desejamos alcançar.
 

 

Este cenário deve servir como um alerta para todos nós, enfatizando a importância de refletir sobre o nosso envolvimento nas discussões eleitorais e de valorizar um ambiente político mais civilizado e democrático no nosso concelho. É imperativo que abracemos uma cultura de respeito, diálogo construtivo e transparência para fortalecer a nossa democracia local e garantir que os interesses da comunidade sejam atendidos de maneira justa e eficaz.

 

 

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025