Por
Gazeta Paços de Ferreira

01/03/2022, 0:00 h

597

Projeto Erasmus na Educação Pré-Escolar

Educação

Está a ser muito divulgada uma pedagogia de seu nome Outdoor Learning, que na realidade insiste na necessidade e importância de se aprender fora de portas, no exterior.

O Agrupamento de Escolas de Frazão tem vários projetos Erasmus, desde há alguns anos. Tem sido uma aposta a troca de experiências com vários países da Europa, procurando aprender e melhorar.

Hoje dou-vos conta de um projeto especial que abrande a Educação Pré-Escolar: Little Nature Lovers. É, essencialmente, um projeto que incentiva e privilegia a exploração da Natureza, aprender nela e com ela. Muito se fala de ecologia, de preservação da Natureza, mas a mesma nunca será valorizada se não formos ao terreno e o praticarmos com as nossas crianças.

Ida a Itália

Este projeto já contou cum uma mobilidade de Educadores de Infância que foram, em Outubro, a Itália onde puderam contactar durante uma semana com várias escolas e perceber como eram desenvolvidas as atividades. Numa perceção rápida e sucinta, facilmente se concluiu que as instalações e o material existente nas suas escolas era bastante inferior aos que nós temos ao nosso dispor.

Quanto ao desenvolvimento das atividades no exterior, fora dos portões da escola, também nós temos algumas vantagens: os pais estão mais alertas e mais recetivos para as vantagens das mesmas, apoiando a sua realização.

Saída das crianças do Jardim de Infância

No âmbito deste projeto, as crianças do Jardim de Infância têm saído frequentemente ao meio local e investigado, concretizando alguns projetos. A título de exemplo, posso referir que foi trabalhado o ciclo do mel e também foi feita pesquisa sobre fontes naturais. No âmbito desta última, as crianças visitaram algumas fontes, embora atuamente elas já não sejam tão naturais assim, e puderam, ainda, experienciar a lavagem à mão, tradição que já não é muito frequente, mas que agradou e muito os nossos petizes! Quase a chegar a Primavera, será o momento de pesquisar sobre insetos e sabemos que na Natureza são lindos de se ver!

 

Necessidade e importância de aprender fora de portas

 

Tal como já tenho vindo a referir, é urgente tirar as crianças para fora das paredes de uma sala de aula, aproveitar o exterior, onde as aprendizagens são globalizantes, diversificadas e significativas.

Se lermos alguns especialistas sobre Educação, percebemos que esse é o caminho. Está a ser muito divulgada uma pedagogia de seu nome Outdoor Learning, que na realidade insiste na necessidade e importância de se aprender fora de portas, no exterior.

Resistência a novas metodologias

Há alguma resistência a novas metodologias de ensino e aprendizagem, pois nem sempre a comunidade entende que a sala de aula já não é a tradicional disposição de umas mesas, cadeiras e cadernos, e que se aprende muito mais no exterior do que a “copiar”. Penso que ainda há um longo caminho a percorrer até que se implemente um modelo diferente.

No nosso Agrupamento há vontade

No nosso Agrupamento há essa vontade: ainda que nem sempre de forma sistemática, o que é certo é que todas as turmas e grupos saem com bastante frequência ao exterior, motivados por questões pedagógicas. Acredito que com o tempo será uma prática que a sala de aula mude de lugar de forma frequente e sistemática e não só ocasionalmente.

E aí sim acredito que a aprendizagem se faça de forma leve, dinâmica, divertida, curiosa, estimulante e que, em simultâneo, se trabalhe a questão emocional que tanto preocupa a Comunidade em geral, pois a simbiose Educação e Mãe-Natureza será fundamental.

Rosário Rocha

 

Veja esta aula de geografia

https://youtu.be/jaROykK_gYM

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL

IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL

EDIÇÃO DIGITAL – 10,00

 

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025