Por
Gazeta Paços de Ferreira

30/05/2021, 1:05 h

92

POR UM CONCELHO AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL

Paulo Ferreira


A aposta na valorização dos nossos espaços verdes é hoje uma das prioridades da Câmara Municipal e também de muitas Juntas de Freguesia. Para além da absoluta e imperiosa necessidade de defendermos o meio ambiente, os vários equipamentos que estão a ser requalificados no nosso concelho, a que se juntam novos espaços criados de raiz, são fundamentais para a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Antes desta pandemia uma percentagem muito significativa da nossa sociedade já vinha exigindo políticas cada vez mais assertivas nesta área. Mas na sequência da pandemia e com tudo aquilo que nos foi temporariamente roubado, são ainda mais as pessoas que defendem o ambiente como a prioridade das prioridades.

É já consensual que se não mudarmos um conjunto de hábitos, o futuro do nosso planeta ficará definitivamente em causa. Este deve ser, por isso, o nosso principal mote. Por outro lado, a oferta de espaços verdes com condições para a prática de desporto, caminhadas, ou simples convívios, é condição sine qua non para um concelho ter mais ou menos qualidade de vida.

No caso de Paços de Ferreira, são felizmente inúmeros os exemplos práticos de que, também nesta área, estamos no caminho certo. Para além da requalificação de vários equipamentos geridos pela Câmara Municipal, como os Parques das cidades de Paços de Ferreira e Freamunde, novos espaços vão sendo colocados ao dispor de todos os cidadãos. O Bosque Ribeirinho é apenas o mais recente exemplo.

Várias Juntas de Freguesia têm também seguido este trabalho, tornando o nosso concelho, a este nível, como um exemplo para o país. Mas não queremos, nem vamos ficar por aqui. Este será um dos desafios mais importantes ao longo das próximas décadas e para o qual todos estamos convocados.

Paulo Ferreira

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS
Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025