Por
Gazeta Paços de Ferreira

07/12/2024, 12:33 h

300

Políticas de educação do concelho de Paços de Ferreira premiadas internacional e nacionalmente

Munícipio Opinião Opinião Politica Paulo Ferreira

MUNICÍPIO

É este o caminho que queremos e vamos continuar a trilhar, juntos, no nosso concelho, e na área mais importante de todas: a educação.

Por Paulo Ferreira (Vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira)

 

Na passada semana, para além do prémio europeu entregue, em Bruxelas, ao Município de Paços de Ferreira no âmbito de um projeto na área da educação (programa “Vamos aprender a nadar”), fomos também vencedores do Prémio de Excelência e Inovação na Educação, com o projeto “Capital do Móvel Tech Challenge”, entregue numa cerimónia na cidade de Oeiras, no âmbito dos Prémios Nacionais de Educação.

 

 

Fomos também distinguidos com o 1.º lugar na categoria “Empreendedorismo e Literacia Financeira”, com o projeto “Capital do Móvel Tech Challenge” e o 2.º lugar na categoria “Arte”, com o projeto “Podcast Paços & Passagens”.

 

 

Todas estas distinções na área da educação, naturalmente que muito nos honram, mas elas são acima de tudo o reconhecimento das opções políticas tomadas pelo atual executivo municipal, e do gigantesco trabalho realizado por uma enorme equipa, com a qual tenho a honra e o privilégio de trabalhar diariamente, dentro e fora do edifício da Câmara Municipal.

 

 

É este o caminho que queremos e vamos continuar a trilhar, juntos, no nosso concelho, e na área mais importante de todas: a educação.

 

 

 

 

SOMOS O ÚNICO CONCELHO DE PORTUGAL COM ESTE VASTO CONJUNTO DE APOIOS E MEDIDAS EDUCATIVAS TOTALMENTE GRATUITAS

 

 

Refeições escolares gratuitas a todos os alunos do pré-escolar ao 12º ano;

 

 

Transporte escolar gratuito que, no caso do pré-escolar e 1º ciclo, é realizado através dos autocarros do Município;

 

 

Oferta de material escolar a todas as crianças do 1º ciclo;

 

 

Centenas de passeios e visitas de estudo sem custos para os pais, realizados ao longo de todo o ano letivo através dos autocarros da Câmara Municipal;

 

 

Atividades de Enriquecimento Curricular, também gratuitas, do 1º ao 4º ano;

 

 

Programa gratuito de ensino de natação “Vamos aprender a nadar”, a todos os alunos do 3º e 4º ano;

 

 

Oferta de fruta escolar;

 

 

Serviço gratuito de terapia da fala, psicologia, entre outras áreas;

 

 

Atividades semanais gratuitas de educação física e música para todas as crianças do pré-escolar;

 

 

Viagem de finalistas de avião, ao ZooMarine, para todos os alunos do 4º ano e também totalmente gratuita.

 

 

Os resultados são já indiscutíveis e vão em sentido contrário ao que se passou nos longos mandatos do PSD. Não deixa por isso de ser “normal” que, uma parte destas medidas, tenha contado com o voto contra dos eleitos deste partido.

 

 

Mas não ficaremos por aqui! Temos ainda mais projetos para implementar, em prol dos mais de 8500 alunos que frequentam a nossa escola pública.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025