10/05/2024, 0:00 h
370
EDUCAÇÃO
Esta iniciativa da Polícia Municipal visa promover a segurança rodoviária e a formação cívica dos alunos do 3.º e 4.º ano do ensino básico.
Os alunos têm a oportunidade de participar em fiscalizações práticas, proporcionando uma aprendizagem real e efetiva sobre a importância do cumprimento das regras de trânsito. Também em sala de aula é abordada a temática e apresentado o jogo “Aventura Segura”.
Agrupamento de Frazão
“As portas que Abril abriu”
No Agrupamento de Frazão elevaram-se as vozes dos alunos entoando palavras subordinadas ao lema “As portas que Abril abriu”. Com faixas e cartazes clamaram por liberdade e igualdade. Uma geração nascida após o 25 de Abril de 74, mas empenhada em manter vivos os seus ideais!
Agrupamento de Paços de Ferreira
“Vem cantar o Grândola Vila Morena”
A iniciativa “Vem cantar o Grândola Vila Morena” foi levada a cabo por alunos, que interpretaram a famosa canção que se tornou emblema da liberdade.
Libertaram-se também 50 pombos correio, simbolizando a disseminação dos ideais de paz e democracia. História e esperança entreteceram as atividades, perpetuando os valores de Abril entre as gerações mais novas.
Escola Básica Arreigada
Hotel para insetos
O “Observatório vai à escola” providenciou o seu primeiro hotel para insetos, construído na Escola Básica de Arreigada.
Durante dois dias, os alunos colaboraram com afinco na realização deste projeto.
A equipa planeia a elaboração de outros abrigos para animais, em muitas outras escolas, sempre com a preciosa colaboração de alunos e professores.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Com José Carlos Vasconcelos
Aula Aberta
No dia 24 de abril, teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal uma Aula Aberta sobre o 25 de Abril. O “professor” foi José Carlos Vasconcelos, conselheiro das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril.
Turma da Secundária
Voluntariado no Porto
Alunos da turma do 12.º B da Escola Secundária de Paços de Ferreira fizeram serviço de voluntariado junto dos sem-abrigo, na cidade do Porto, no dia 24 de abril, no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento.
Os jovens colaboraram na organização dos kits, entrega de comida e roupa, tendo sido uma experiência bastante gratificante para todos. Este projeto irá desenvolver-se quinzenalmente, com a colaboração e orientação da D.ª Fernanda e da sua equipa (“Amigos da Rua”).
Selo Protetor
Escola Vértice
No dia 29 de abril, a Escola Profissional Vértice hasteou a bandeira do Selo Protetor para 2023-2025.
Este selo representa que esta escola tem o foco nos direitos das crianças e jovens, criando metodologias proativas de promoção.
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025