06/01/2024, 0:00 h
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Educação Opinião ROSÁRIO ROCHA
EDUCAÇÃO
Por Rosário Rocha (Professora do AE Frazão)
COMENTÁRIO EDUCAÇÃO
Os alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Frazão têm à sua disposição uma plataforma digital orientada para o ensino da leitura e da escrita.
Este projeto promovido pela Universidade do Minho tem como parceiros o Plano Nacional de Leitura 2027 e o Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.
A aquisição das licenças foi comparticipada pelo Município de Paços de Ferreira, que gentilmente acedeu à solicitação do nosso Agrupamento que considera uma mais valia para o desenvolvimento de competências.
É o segundo ano que temos acesso à Plataforma e, como tudo, demora algum tempo a ser devidamente implementada.
Pessoalmente é também o segundo ano que a utilizo com os meus alunos, mas enquanto no ano anterior o fiz de forma ocasional, este ano a sua utilização é sistemática.
Finalidade
Este projeto tem como finalidade a promoção da igualdade de acesso a uma educação de qualidade. Permite a realização de atividades dinâmicas e lúdicas, promovendo conhecimentos, competências e valores que contribuem para a participação mais consciente e cívica na Sociedade.
Através de jogos, desafios ou tarefas mais específicas, os alunos desenvolvem competências em várias áreas, nomeadamente a Aprendizagem do Português ou a Educação para a Cidadania.
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Permite essencialmente responder aos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos, desenvolver a autorregulação e o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, a melhoria das aprendizagens, a promoção da motivação para a leitura e responder aos desafios da equidade e da inclusão.
Vantagens da Plataforma
Como sabemos os miúdos são da era digital. É um ecrã que os motiva mais do que as tradicionais folhas de papel (livros e cadernos). Eles adoram jogos e desafios!
As tarefas são intuitivas e de fácil realização. Podem ser realizadas em sala de aula ou em casa.
A grande vantagem, do meu ponto de vista, é que o professor pode atribuir tarefas diferenciadas aos alunos, mediante as suas dificuldades, permitindo-lhes trabalhar os conteúdos onde têm mais lacunas, diferenciando o trabalho. Para os alunos a vantagem é que conseguem ter um feedback individual e imediato, sabendo onde erraram e é-lhes fornecida novamente uma explicação dos conceitos. Poderão repetir a tarefa, melhorando o desempenho. O professor vai acompanhando o desempenho dos alunos e percebendo a sua evolução ou as suas dificuldades.
Como eu não mando trabalhos de casa, utilizo a Plataforma para agendar tarefas durante dois ou três dias, ou uma semana, para que os alunos vão gerindo o seu tempo, não tendo que ficar sobrecarregados nos dias em que têm atividades extraescolares. Como a Plataforma faz logo a correção, consigo perceber à distância as suas dificuldades.
Aprender e ganhar prémios
Os alunos têm à sua disposição vários desafios e concursos que dão prémios. Os 10 mais votados a nível nacional ganham prémios fantásticos, desde tabletes a livros e jogos didáticos. Já finalizou um concurso e foram premiados nos primeiros lugares sete alunos do nosso Agrupamento! Está na fase final o concurso de Natal e tudo aponta para que nove dos 10 prémios nacionais sejam novamente nossos. E garanto-vos que os prémios são excelentes! Os trê primeiros são tabletes cujo custo ultrapassa os 200€.
Há ainda um desafio que se chama Enigma Diário em que os alunos ganham créditos mediante a sua classificação nacional. Novamente nos 10 primeiros lugares teremos pelo menos sete alunos, sendo que o pódio é nosso! Esses créditos permitem adquirir gratuitamente prémios (tabletes, telemóveis, trotinetes, jogos, livros…). Além de ganharem, os alunos aprendem imensas coisas, pois os enigmas centram-se na cultura geral e nas tradições portuguesas. Até eu já aprendi imenso!
Em suma, este é um projeto muito valioso para alunos, professores e famílias…Haja tempo e vontade para que as pessoas vejam as suas potencialidades e o implementem.
Fica a sugestão aos outros Agrupamentos de Escolas para que o acolham também.
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