Por
Gazeta Paços de Ferreira

08/06/2022, 0:00 h

790

PENAMAIOR | 38.º Festival de Folclore no Cô

Freguesias

Organizado pelo rancho As Lavradeiras de Penamaior

Após uma pausa de dois anos, devido à pandemia, o rancho folclórico “As Lavradeiras de Penamaior” anunciou “com muito orgulho” o regresso do Festival de Folclore, que tem lugar no parque da Feira do Cô até ao recinto da Feira das Merendas. A 38.ª edição do evento realiza-se na noite do dia 9 de julho. Os grupos participantes, além do organizador: Rancho Flores do Oeste, de Torres Vedras, Rancho da Casa do Povo de Maçãs D. Maria, de Alvaiázere, Rancho de Santa Velha, de Valpaços, e Grupo Etnográfico das Aves, de Vila das Aves. (Ver Agenda)

 

Passeio dos finalistas

Os alunos do 4.º ano da EB de Penamaior viveram um dia fantástico no seu passeio a Lisboa e em particular ao Oceanário. A Associação de Pais e a Junta de Freguesia proporcionaram a viagem dos finalistas. Os alunos ficaram maravilhados com as espécies marinhas!

 

Senhora da Hora abençoou grávidas e bebés

No passado fim-de-semana de 28 e 29 de maio, a Paróquia do Divino Salvador de Penamaior celebrou a devoção a Nossa Senhora da Hora, também popularmente conhecida como Nossa Senhora do Parto. Invocada especialmente na hora de dar à luz, mas também “nos instantes das maiores aflições para a cura das doenças do corpo ou da alma”, para proteger “a vida das mulheres grávidas e dos bebés, e também na hora da morte”, tal como destaca o grupo de jovens Fonte Viva desta paróquia, responsável pela festa e procissão em honra da Senhora da Hora.

No domingo, 29 de maio, participaram na Eucaristia os elementos da Pastoral Familiar e houve bênção das grávidas, dos bebés e crianças nas três paróquias do Pe. Edgar (Penamaior, Lamoso – onde também se festeja a Senhora da Hora – e Codessos); às 15h30 saiu a Procissão da Igreja Matriz. Na véspera, sábado dia 28 de maio, realizou-se a missa vespertina seguida da Procissão de Velas em honra de Nossa Senhora de Fátima.

 

Ação no Pilar

Foi empreendida “uma limpeza profunda dos terrenos envolventes ao arraial do Monte do Pilar e Estação de Radar”, informou a Junta de Freguesia. O objetivo é tentar “atempadamente evitar o mínimo de combustíveis para o verão que se avizinha”. Esta ação foi protagonizada pelas Brigadas dos Sapadores Florestais da CIM do Tâmega e Sousa.

 

Férias ativas

As inscrições para as crianças entre os 6 e os 12 anos, que pretendam participar nas atividades de verão, decorrem até ao próximo dia 15 de junho, na Junta de Freguesia. Serão três os turnos: entre 4 e 15 de julho, 18 e 29 de julho e de 1 a 12 de agosto, no horário das 13h00 às 18h00. O custo é de 15 euros por turno.

 

 

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTRÓNICA) – 20 EUROS

Opinião

Opinião

Da Obsolescência Precoce à Obsolescência Programada

4/05/2025

Opinião

CXXXVII – Pela Segurança Interna

4/05/2025

Opinião

OITO EM UM (oito assuntos num só artigo)

4/05/2025

Opinião

“O Canto do Melro”

3/05/2025