Por
Gazeta Paços de Ferreira

24/06/2023, 6:00 h

54

PAÇOS DE FERREIRA | Dia Diocesano da Família

Freguesias Paços de Ferreira

Mais de mil casais na Missa de Jubileus Matrimoniais

Realizou-se na Vigararia de Paços de Ferreira, na “Bolha” junto ao Pavilhão Desportivo, no passado domingo, 4 de junho, a comemoração do Dia Diocesano da Família, com Missa de Jubileus Matrimoniais presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda. Mais de mil casais participaram nesta cerimónia, que contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito.

 

Geografia & Cidadania Ativa

A Escola Secundária de Paços de Ferreira organizou o Seminário do “Projeto Nós Propomos! Jovens Cidadãos”, no passado dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, enquadrado na Semana Aberta da Secundária. Durante este ano letivo, o grupo disciplinar de Geografia desenvolveu o projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, sob a coordenação do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa. A proposta "Limpeza de Terrenos", das alunas da turma 9.º E, Rafaela Magalhães, Ana Cunha, Beatriz Sousa e Lara Abreu, conquistou o 1.º prémio nacional, atribuído por um júri constituído por professores deste instituto. O trabalho vencedor conjuga a Geografia e a Cidadania ativa, propondo a criação de um grupo de limpeza de terrenos (para reduzir o risco de incêndios rurais na freguesia de Eiriz), formado por voluntários com a missão de auxiliar na limpeza de terrenos cujos proprietários sejam idosos ou não tenham condições monetárias para o fazer. O Seminário contou com a presença de Técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil e Proteção das Florestas e do Observatório do Ambiente.

 

Menção Honrosa para alunos da EB 2,3

Os alunos do 5.º B, da EB 2,3 de Paços de Ferreira foram distinguidos com uma Menção Honrosa no concurso da Rota do Românico destinado às crianças e jovens do ensino pré-escolar ao secundário. A sua quarta edição foi subordinada ao tema “A escultura na Rota do Românico”. Bárbara Gomes e Dinis Silva representaram todos os colegas de turma na cerimónia de entrega de prémios, que teve lugar no Centro Interpretativo da Rota do Românico, em Lousada.

 

Valter Hugo Mãe visitou exposição “Libertar”

O encerramento da exposição "Libertar" de Agostinho Santos, que esteve patente ao público nas instalações do antigo Mercado Municipal, no Parque Urbano de Paços de Ferreira, contou com a presença do escritor Valter Hugo Mãe. Na sessão, que aconteceu na noite de 7 de junho, foi apresentado o livro/catálogo da exposição.

 

Temporal afetou centro da cidade

O temporal que se abateu sobre o concelho no início da tarde do passado dia 8 de junho, apesar de breve causou alguns danos, mormente quedas de árvores. No centro da cidade de Paços de Ferreira caiu uma árvore que provocou, por sua vez, o derrube de postes de telecomunicações, pelo que parte da Av. dos Templários e Rua Santo Amaro foram cortadas ao trânsito por razões de segurança. Equipas da Proteção Civil, Câmara Municipal, Bombeiros Voluntários, Polícia Municipal e GNR, estiveram no terreno a resolver as situações reportadas. Não houve registo de qualquer ferido ou danos patrimoniais relevantes.

 

Comissão e vencedora de parabéns!

A Comissão de Festas do Corpo de Deus de Paços de Ferreira 2023 entregou as chaves de uma viatura nova à feliz vencedora do concurso que promoveu. Foi mais um momento inesquecível, neste caso para a sortuda, tais como muitos outros proporcionados no decurso de uma edição espetacular das mais importantes festas da cidade!

 

Grupo de Teatro a bombar

O Grupo de Teatro Santa Eulália agarrou nos bombos e foi para a rua contribuir para a animação das Festas de Corpo de Deus. A energia e boa disposição da equipa eram contagiantes!

 

Bombos de Modelos em França

O Grupo de Bombos Escolas de Modelos viajou até Toulouse, França, para mostrar o que é a arte do bombo à portuguesa. O Grupo deu espetáculo e impressionou imigrantes e locais.

 

Oficina para jovens

O CLDS 4G - Guerreiros a Capacit@r realizou, dia 22 de junho, em parceria com a Escola Profissional Vértice e o artista Paulo Coelho de Castro, a oficina "Do lixo se faz Música". A organização esclareceu que a "atividade tem como objetivo sensibilizar os jovens [dos 14 aos 18 anos] para a reutilização e reciclagem através da construção de um instrumento musical com lixo".

 

 

ASSINE E DIVULGUE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELETRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELETRÓNICA) – 20 EUROS

 

Opinião

Opinião

TORNEMO-NOS BANQUEIROS PESSOAIS

23/09/2023

Opinião

10 Anos de uma Mudança Fundamental e uma JS Cada Vez Mais essencial

22/09/2023

Opinião

REGRESSO ÀS AULAS

20/09/2023

Opinião

PORTUGUESES QUE TRABALHAM NO ESTRANGEIRO

19/09/2023