17/03/2022, 0:00 h
514
Temos vindo a assistir a uma subida vertiginosa dos combustíveis. A explicação que nos têm “vendido” é a guerra na Ucrânia. Não está em causa que a guerra acabaria por fazer disparar os combustíveis e isso mais tarde ou mais cedo chegaria a Portugal. No entanto existe algo difícil de perceber.
Senão vejamos.
A invasão da Ucrânia começou há 19/20 dias. Todos nos lembramos, nos últimos anos, das explicações dadas pelas grandes empresas de combustíveis e da entidade supostamente reguladora do setor (ligada ao governo), aquando das pequenas descidas dos combustíveis, (depois de meses a subir) que não podiam descer na mesma proporção e rapidez das subidas, porque as nossas reservas eram de três ou quatro meses e estávamos ainda a gastar “crude” comprado a preço mais alto, e que, por isso, demorava um pouco a descer os preços.
Ao que parece essa explicação agora não serve! Então não estamos agora a gastar “crude” comprado há três ou quatro meses atrás a preço muito mais baixo do que está agora? Sendo assim, como é possível que os combustíveis, nos últimos dias, tenham subido grosso modo 0,50€?
A conclusão é uma e só uma. Estamos todos a ser enganados, roubados e ainda por cima estamos a ver.
As grandes empresas dos combustíveis estão, claramente e de forma descarada, a aproveitar-se da situação na Ucrânia e para elas o único objectivo é o lucro sem qualquer preocupação com a restante economia, seja das outras empresas seja das pessoas.
Tudo isto é absolutamente inaceitável e temos um governo recentemente eleito a literalmente não fazer coisa nenhuma. Onde anda o nosso PM? Onde andam os restantes ministros? Ninguém quer saber? Ninguém faz nada? Acham por acaso que essa miséria do Ivoucher ou Autovoucher é suficiente?
Ninguém pode acreditar que não será possível fazer mais e fazer mais é impedir as empresas de subirem os combustíveis da forma que o fazem.
Se não existe uma Lei, faça-se! Por causa da pandemia não foram criadas formas de obrigar as pessoas a ficarem em casa? Não foram cortados direitos constitucionais a todas as pessoas? Como não se pode impedir estas subidas absurdas e sem sentido?
ONDE PÁRA O GOVERNO?
Oscar Leal (Vice-presidente do CDS de PF).
15/03/2022
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL
IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL
EDIÇÃO DIGITAL – 10,00
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025