19/06/2023, 0:00 h
794
Comentário Municipal Opinião Paulo Ferreira
Comentário Municipal
Paulo Ferreira
Partilhamos esta distinção com a nossa comunidade, porque o sucesso atingido nesta área não se confina, apenas, ao Executivo Municipal. É muito mais do que isso.
Este prémio é resultado de um trabalho árduo e responsável de todos os diretores de agrupamentos, coordenadores de escolas, professores e demais comunidade educativa.
É uma distinção que resulta do esforço e do talento da Divisão de Educação da Câmara Municipal e dos seus técnicos, profissionais profundamente empenhados e sempre disponíveis para serem a solução e nunca o problema.
É verdade que, sem a vontade política e sem este firme compromisso de agenda em colocar a Educação no topo das prioridades, nada disto seria possível.
Nesse sentido, cumpre-nos renovar com cada um e com toda a comunidade, o compromisso de continuarmos a focar a ação política na Educação.
Sabemos que há chavões muito usados na política, quando se aborda o tema Educação. Sobretudo para quem exerce o direito e o dever de ser oposição, não falta uma verborreia infindável de léxicos, palavras e chavões sobre a aposta na educação.
No entanto, não basta o exercício da palavra e do palavroso para valorizar a Educação pública! É preciso operacionalizar, arregaçar as mangas e fazer acontecer. É disso que falamos, é isso que significa o selo Município do Ano – Educação de Excelência!
A introdução do programa “Vamos aprender a nadar”, a atribuição de medidas de apoio à natalidade, a política de oferta de refeições e transporte escolar, entre muitas outras já implementadas no nosso concelho, confere uma outra dimensão política à educação: minorar o impacto do inverno demográfico.
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Sabemos que sem crianças não há escola pública e que se nada for feito continuaremos a ser confrontados com uma diminuição drástica da população. Mas também sabemos que os jovens casais precisam de condições para criar filhos, razão pela qual, o concelho de Paços de Ferreira tem a maior fasquia do PRR para a construção de creches e berçários que serão gratuitos e funcionarão nos centros escolares existentes.
Sem pessoas qualificadas, sem estudantes qualificados, muitos dos quais condicionados à sua realidade familiar (não fosse o apoio público não chegariam à universidade) os territórios não crescem, não se modernizam, não são atrativos. A escola pública de excelência constrói, por isso, um concelho de excelência. E é esse o caminho que continuaremos a trilhar!
Paulo Ferreira
Opinião
15/07/2025
Opinião
13/07/2025
Opinião
13/07/2025
Opinião
12/07/2025