Por
Gazeta Paços de Ferreira

16/02/2023, 0:00 h

779

NOVO ANO, NOVOS DESAFIOS A CONCRETIZAR - parte IV

Opinião Opinião Politica Partido Socialista

OPINIÃO POLÍTICA

Na Saúde, e ainda na área do edificado está prevista a construção do novo Centro de Saúde de Paços de Ferreira, com um conjunto alargado de valências e a requalificação do Centro de Saúde de Freamunde.

Hugo Sousa Lopes

 

Terminando o assunto do Orçamento e das Grandes Opções para o ano em curso, apesar de outras medidas relevantes, há um conjunto de respostas previstas que serão estruturantes para a continuidade do acesso dos cidadãos a serviços considerados basilares pelo PS.

No âmbito da Segurança e da Proteção Civil, urge, em primeiro lugar, assegurar a continuidade dos serviços existentes. Para tal, está previsto para este mandato o início da construção do novo Posto da GNR de Freamunde, obra fundamental para a criação de condições de trabalho adequadas aos militares desta instituição. Paralelamente, e dado já terem sido criadas condições idênticas à Polícia Municipal, o enfoque neste ano passará pelo reforço dos meios humanos e materiais. No que respeita às corporações de Bombeiros, será reforçado o apoio financeiro às 4 equipas de Intervenção Permanente dos Bombeiros de Freamunde e de Paços de Ferreira.

Na Saúde, e ainda na área do edificado está prevista a construção do novo Centro de Saúde de Paços de Ferreira, com um conjunto alargado de valências e a requalificação do Centro de Saúde de Freamunde.

No âmbito do Ambiente e da Mobilidade, serão várias as intervenções previstas. Começando pela conclusão de uma obra que devolve a equidade no acesso a todos os munícipes, com a conclusão da rede de água e saneamento nas Freguesias de Eiriz e de Sanfins, esquecidos pela governação PSD. Está também prevista para breve a conclusão da ciclovia Freamunde-Carvalhosa-Paços de Ferreira, obra estruturante na mudança do paradigma da mobilidade neste concelho. Será também iniciada a requalificação da Via do Poder Local, com colocação de Iluminação e implantação de uma ciclovia, reforçando a política de mobilidade verde. Os parques de lazer serão, também, um dos eixos de atuação prioritários neste exercício, seja pela criação de novas estruturas, seja pela reestruturação e ampliação do Parque de Lazer de Freamunde.

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

No Desporto, manter-se-á a política de equidade no acesso, nomeadamente na instalação de novos pisos sintéticos em Freamunde, Seroa, Codessos e Carvalhosa. O mesmo acontecerá nos projetos dos complexos desportivos de Lamoso e Penamaior e apoiada a requalificação da cobertura do pavilhão de Arreigada.

A Cultura terá também mudanças relevantes do ponto de vista infraestrutural, seja pela requalificação dos vários equipamentos municipais afetos a esta área, seja pelo início do projeto da Casa das Artes de Freamunde, de forma a ser possível a implementação de uma Agenda Cultural cada vez mais ambiciosa.

Será mais um ano de investimentos, num processo contínuo de melhoria da atratividade do nosso concelho, que, para além do investimento público, atravessa também neste momento uma fase muito positiva no que ao investimento privado diz respeito. 

 

Hugo de Sousa Lopes 
 
Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025