19/01/2023, 0:00 h
513
Um dos eixos de atuação na governação municipal, que se consolidaram como uma marca identitária do Partido Socialista, vem sendo o Apoio às Famílias. Este eixo estruturante das políticas municipais estende-se, de forma transversal, a todas as áreas de atuação. Tal princípio mantém-se no orçamento para o presente ano.
No âmbito da Educação são várias as medidas que objetivam o fomento do acesso equitativo e universal ao ensino, para que nenhuma criança fique para trás. Começando pelas refeições gratuitas em todos os níveis de ensino, esta medida será ainda alvo de uma melhoria qualitativa pela internalização da confeção de todas as refeições e ao mesmo tempo, pelo aumento do valor base de custo por refeição, assegurando maior diversidade, qualidade e adequação nutricional às ementas escolares.
A este nível, manter-se-á a oferta da fruta e do leite escolar, fundamentais na estruturação dos hábitos alimentares saudáveis. Conjuntamente com a implementação do Kit Educação para apoio à aquisição do material escolar, continuaremos com a disponibilização do transporte escolar gratuito, sempre numa perspetiva de proximidade, flexibilidade de pontos de recolha e melhoria dos circuitos de recolha.
Colocando o foco na ação educativa concreta, irão manter-se as atividades de enriquecimento curricular e o programa “Vamos aprender a nadar” para as crianças dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo. Não será descorada a componente infraestrutural, com vários investimentos, nomeadamente a requalificação das 4 Escolas Básicas de 2.º/3.º ciclos e a construção do novo auditório da E.B. 2/3 de Paços de Ferreira.
A ação na área da habitação é, também, fulcral para as famílias, assim como para o aumento da atratividade do concelho. As políticas de habitação terão a maior relevância nos próximos anos, sendo um grande desafio da sociedade, razão pela qual o PS na gestão municipal se tem antecipado nestas matérias.
Neste orçamento destaca-se a construção de 60 novos apartamentos para arrendamento a preços controlados, localizados em Freamunde, medida basilar para o combate à especulação imobiliária e rentista e aos efeitos da inflação. No apoio à população mais carenciada, será feito investimento em 36 novas habitações sociais em Seroa, e paralelamente decorrerá o processo de reabilitação de todas as habitações sociais do município.
Momentos difíceis exigem respostas desafiantes e estruturantes, e para este ano de incertezas, o PS, ao contrário da oposição, não teve dúvidas em dizer “Sim, estamos presentes!” na primeira linha da resposta às dificuldades da nossa comunidade.
Hugo Sousa Lopes, Membro da Comissão Política de Paços de Ferreira do Partido Socialista
Opinião
3/10/2024
Opinião
2/10/2024
Opinião
1/10/2024
Opinião
29/09/2024