Por
Gazeta Paços de Ferreira

02/01/2024, 0:00 h

875

Novas Áreas de Reabilitação Urbana

Freguesias Munícipio

Apresentação aos presidentes de Junta

Na passada segunda-feira, 18 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, convocou uma reunião com todos os presidentes de Junta de Freguesia do concelho, para apresentação e análise de novas Área de Reabilitação Urbana (ARUs) nas freguesias do concelho de Paços de Ferreira.

Reunião na Câmara Municipal.

Atualmente, apenas as duas cidades (Paços de Ferreira e Freamunde) estão abrangidas, sendo que é objetivo alargar os projetos de delimitação de novas áreas de reabilitação urbana às freguesias.

 

 

As Áreas de Reabilitação Urbana (ARUs) têm como objetivo principal a reabilitação e revitalização de zonas urbanas degradadas, a recuperação e preservação do património histórico, a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável.

 

 

As ARUs beneficiam a população residente nas áreas de intervenção, proporcionando melhores condições de moradia, infraestrutura urbana e acesso a serviços básicos, como transporte, saúde e educação.

 

 

 

Reunião no âmbito da Estratégia Local de Habitação

 

 

 

 

No dia 7 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, reuniu-se, presencialmente e através de vídeo conferência, com o núcleo diretivo do IHRU - Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana. O assunto em agenda foi a implementação da Estratégia Local de Habitação do Município de Paços de Ferreira.

 

 

O Município de Paços de Ferreira tem aprovado um programa habitacional, na ordem de 30 milhões de euros, que se destina à construção e reabilitação de vários fogos em diversas freguesias do concelho.

 

 

Este programa vem colmatar parte de um dos problemas: a falta de arrendamento acessível e de habitação a custos controlados.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Paços de Ferreira tem diversos edifícios devolutos ou em ruína, pelo que Humberto Brito reafirmou ser interesse da Câmara Municipal reabilitá-los para os colocar no mercado de arrendamento.

 

 

Nesta reunião participaram, além de técnicos da Autarquia, Ana Cruz (diretora de Gestão do Património Arrendado do IHRU), Rui Estríbio (Direção de Programas de Apoio à Habitação do IHRU), Ana Valente (coordenadora de Programas de Apoio à Habitação do IHRU) e Paulo Reis (Direção de Promoção e Reabilitação do Património Imobiliário do IHRU).

 

 

 

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025