Por
Gazeta Paços de Ferreira

19/11/2024, 12:02 h

553

Notícias do Município - Novembro 2024

Munícipio

MUNICÍPIO

Prémio “Viver em Igualdade”
Semana Municipal da Igualdade - “Guia-me”
Sessões na Biblioteca Municipal:
“Idosos em Segurança”; “Do Cyberbullying à Internet Segura”;
“Aranha Nela” na Biblioteca; “Música com Bebés e Papás”
Observatório Ambiental - Halloween no Parque Urbano
Banco de Voluntariado Ambiental

Conselheira municipal Alexandra Martins.

 

Município de Paços de Ferreira distinguido

Prémio “Viver em Igualdade”

 

 

A cerimónia da 7.ª edição do Prémio “Viver em Igualdade” - Biénio 2024/25 realizou-se na quinta-feira, 24 de outubro, no Auditório Municipal Mons. Dr. José Maria Félix, em Vila de Rei.

 

 

O Município de Paços de Ferreira foi uma das 61 entidades (58 Câmaras Municipais, 2 Comunidades Intermunicipais e 1 Junta de Freguesia) que a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género distinguiu, reconhecendo as boas práticas implementadas por estas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, a nível interno e no âmbito do território.

 

 

Receberam o prémio os conselheiros municipais Alexandra Martins e Agostinho Silva, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, e pela diretora do Departamento de Saúde, Integração e Inovação Social, Mónica Cardoso.

 

 

A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, encerrou a sessão.

 

 

Semana Municipal da Igualdade

“Guia-me”

 

 

 

 

Durante a Semana Municipal da Igualdade (21 a 25 de outubro) decorreu, no dia 22 de outubro, na Câmara Municipal, a atividade “Guia-me”, direcionada aos colaboradores internos do Município.

 

 

Esta ação de capacitação, com vista a um concelho mais inclusivo e mais acessível (Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação), foi conduzida pelos conselheiros locais para a igualdade, que facilitaram conhecimentos acerca das vivências e quotidianos de pessoas com incapacidade motora e/ou sensorial.

 

 

 

 

Sessões na Biblioteca Municipal

 

“Idosos em Segurança”

 

 

 

 

Realizou-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira, no dia 31 de outubro, uma sessão de esclarecimento com o tema "Idosos em Segurança".

 

 

Foram abordados vários temas: desde “O Digital na União Europeia", pelo Europe Direct Tâmega Sousa e Alto Tâmega; às “Burlas Presenciais e Digitais”, “Violência física e psicológica”, e “Segurança em casa”, pela Polícia Municipal.

 

 

“Do Cyberbullying à Internet Segura”

 

 

No dia 5 de novembro, realizou-se na Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira uma sessão de sensibilização subordinada ao tema “Do Cyberbullying à Internet Segura”, conduzida por João Gomes, gestor de TI na Byon Solutions e presidente da Associação de Pais da Escola Básica n.º 1 de Frazão.

 

 

A iniciativa, organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Paços de Ferreira, enquadrou-se na comemoração do Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, cujo tema definido pelo Conselho da Europa para a edição de 2024 foi “Tecnologias emergentes: ameaças e oportunidades para a proteção das crianças contra a exploração sexual e o abuso sexual”.

 

 

Em família

“Aranha Nela” na Biblioteca

 

 

 

 

No dia 19 de outubro, teve lugar na Biblioteca Municipal Professor Vieira Diniz a atividade “Em Família Conto Com(Voz)Co!” com a presença de Duda Pinho, autora do livro infantil “Aranha Nela”. A sessão foi um sucesso de participação.

 

 

Êxito dominical

“Música com Bebés e Papás”

 

 

 

 

As sessões de “Música com Bebés e Papás” continuam a atrair muitas famílias ao espaço da Biblioteca Municipal, aos domingos de manhã.

 

 

No dia 20 de outubro, celebraram-se o Outono e as Vindimas com muita música, muita alegria e muita animação.

 

 

 

 

Observatório Ambiental

Halloween no Parque Urbano

 

 

 

 

A equipa do Observatório Ambiental do Município dinamizou um evento especial de Halloween, “Monstros nas Sombras de Halloween”, no Parque Urbano de Paços de Ferreira, na noite de 31 de outubro.

 

 

A missão era proporcionar uma aventura mágica a participantes de todas as idades, que puderam explorar a natureza à luz da lua e desvendar os segredos dos animais que inspiram mitos e lendas de Halloween.

 

 

Houve também prémios para os trajes mais horripilantes.

 

 

Faz a diferença, protege a natureza

Banco de Voluntariado Ambiental

 

 

 

 

O Observatório Ambiental do Município está a criar um Banco de Voluntariado para cuidar da biodiversidade e do património natural do concelho de Paços de Ferreira.

 

 

Os voluntários, que devem ter mais de 14 anos, vão ser convidados a participar e executar diversas atividades de educação ambiental e conservação da natureza, tais como ações de plantação de árvores, limpeza de rios e campanhas educativas.

 

 

Inscrições em:

https://forms.gle/3BVzgGFNrjf52RWg7

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025