Por
Gazeta Paços de Ferreira

27/07/2026, 0:00 h

12

Notícias do Município - edições n.º 2670 e n.º 2671 da GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Munícipio

MUNICÍPIO

Leia mais notícias locais publicadas nas edições impressas n.º 2670 de 02/07/2026 3 e n.º 2671 de 16/07/2026 da Gazeta de Paços de Ferreira.

 

Paços 2000

Novas carrinhas reforçam apoio social da instituição

 

A vereadora da Câmara Municipal, Amância Santos, marcou presença, a convite da direção da Paços 2000, na cerimónia de bênção de duas novas carrinhas que passam a integrar a frota da instituição.

 

A aquisição destas viaturas, que contou com o apoio financeiro do município pacense, reflete o compromisso contínuo com o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes, estreitando ainda mais os laços de parceria entre a autarquia e a instituição de solidariedade social.

 

 

Proteção Civil

Trabalhos de limpeza florestal reforçam segurança em Sanfins e Eiriz

 

 

As freguesias de Eiriz e Sanfins de Ferreira receberam recentemente intervenções de execução de Faixas de Gestão de Combustíveis (FGC) na sua rede de caminhos florestais.

 

Esta medida visa a prevenção de incêndios rurais e o reforço da segurança das populações. A operação decorreu após solicitações das Corporações de Bombeiros de Paços de Ferreira e de Freamunde, com acompanhamento do Serviço Municipal de Proteção Civil e do PFR.

 

Os trabalhos de limpeza de vegetação e manutenção de vias estiveram a cargo das Brigadas de Sapadores Florestais da CIM Tâmega e Sousa, garantindo melhores acessos para vigilância e combate a fogos.

 

 

Festival de Folclore em Penamaior

Grupo madeirense recebido nos Paços do Concelho

 

 

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, e o vice-presidente, Júlio Morais, receberam nos Paços do Concelho o Grupo de Folclore da Casa do Povo de São Martinho, do Funchal.

 

A visita decorreu no âmbito da participação da formação madeirense no XLII Festival de Folclore promovido pelo Rancho Folclórico As Lavradeiras de Penamaior.

 

 

Parque Urbano

Feira Medieval regressa de 16 a 19 de julho

 

A Feira Medieval de Paços de Ferreira regressa ao Parque Urbano entre os dias 16 e 19 de julho.

 

O certame promete recriar ambientes de época através de animação de rua, jogos medievais, danças, cantares e outras atividades inspiradas na Idade Média. A entrada é livre.

 

 

Ocorrência

Sismo de magnitude 2,1 sentido no concelho

 

Um sismo de magnitude 2,1 na escala de Richter foi registado no concelho de Paços de Ferreira na noite de 4 de julho.

 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o epicentro localizou-se cerca de seis quilómetros a oeste da cidade e o abalo foi também sentido nos concelhos de Paredes, Valongo e Gondomar. Não foram registados quaisquer danos.

 

 

Vaga de calor

Município ativou linha de solidariedade

 

Perante as temperaturas elevadas registadas no início do corrente mês, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira criou uma Linha de Solidariedade Municipal (300 400 900) para apoio à população.

 

A linha funcionou 24 horas por dia e destinou-se, sobretudo, ao acompanhamento de pessoas idosas, cidadãos com problemas de saúde e situações que justificassem apoio social ou informação sobre espaços climatizados disponíveis no concelho.

 

 

Património festivo
Anuário destaca festas do concelho

 

O Município de Paços de Ferreira lançou a nova edição do Anuário das Festas do Concelho, publicação que reúne as festividades populares realizadas durante o último ano.

 

A apresentação, no dia 27 de junho, integrou o programa da Feira do Livro e ficou igualmente marcada pela inauguração de uma exposição de fotografia dedicada às festas do concelho, patente no Museu Municipal – Museu do Móvel, com imagens de Frame-In e Flávio Sousa.

 

 

 

 

Primeira infância
Tertúlia abordou desafios dos primeiros anos de vida

 

A Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis acolheu a tertúlia "Pequenos Grandes Desafios – dos 0 aos 3 anos", iniciativa que contou com a participação da vereadora Amância Santos e de profissionais da área da saúde.

 

Durante a sessão foram debatidos temas como o sono do bebé e da criança, bem como a gestão de emoções e comportamentos, promovendo a partilha de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.

 

 

Fundação Jerónimo Martins conheceu Rede Municipal de Creches
Projeto de Paços de Ferreira apontado como referência nacional

 

 

A Rede Municipal de Creches de Paços de Ferreira recebeu, no dia 24 de junho, a visita de responsáveis da Fundação Jerónimo Martins, interessados em conhecer o modelo implementado pelo Município na área da primeira infância.

 

Durante a visita, foram apresentados os berçários e creches públicas, bem como o projeto pedagógico desenvolvido, centrado no desenvolvimento integral da criança, através da arte, do contacto com a natureza e da valorização do brincar.

 

Os representantes da Fundação destacaram a rede municipal como um exemplo de referência a nível nacional, elogiando a rapidez da sua implementação, a qualidade dos espaços e a metodologia pedagógica adotada.

 

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, agradeceu o reconhecimento, sublinhando que se trata da única Rede Municipal de Creches existente no país.

 

 

Nova infraestrutura de saúde
Equipa da ULS visitou obras do futuro Centro de Saúde

 

 

A vereadora Amância Santos acompanhou uma visita técnica às obras do futuro Centro de Saúde de Paços de Ferreira, que contou com a participação de profissionais da Unidade Local de Saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, bem como dos serviços técnicos da Câmara Municipal.

 

A visita permitiu acompanhar o desenvolvimento da empreitada e conhecer a evolução de uma infraestrutura considerada essencial para reforçar a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população do concelho.

 

 

Resgate de fauna selvagem
Observatório Ambiental devolveu cobra-rateira à natureza

 

O Observatório Ambiental da Câmara Municipal de Paços de Ferreira realizou mais uma ação de salvamento de fauna selvagem, desta vez na freguesia de Seroa, onde procedeu ao resgate de uma cobra-rateira.

 

Após o alerta dado por uma munícipe, os técnicos municipais deslocaram-se ao local para recolher o animal, que foi posteriormente devolvido ao seu habitat natural em segurança.

 

O Município enalteceu a atuação dos técnicos do Observatório Ambiental e agradeceu à cidadã que comunicou a ocorrência, destacando a crescente sensibilização da população para a proteção da biodiversidade e a preservação das espécies.

 

 

Encontro automóvel
Capital Motors voltou a atrair centenas de visitantes

 

 

O Parque de Exposições acolheu, nos dias 20 e 21 de junho, mais uma edição do Capital Motors, iniciativa dedicada ao mundo automóvel, que reuniu expositores, entusiastas e visitantes.

 

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, marcou presença no evento, felicitando a organização pelo trabalho desenvolvido. O Município destacou ainda a importância deste tipo de iniciativas para a dinamização do concelho e valorização do território.

 

 

Encontro empresarial
Paulo Ferreira participou no Business Network Summit

 

O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira participou, no dia 19 de junho, no Business Network Summit, realizado no Auditório do Museu Municipal de Penafiel.

 

Promovido pelo BNI Diamante e pelo BNI Império, o encontro decorreu subordinado ao tema "Acelerar para o Futuro", reunindo empresários e profissionais para partilha de experiências, estratégias de crescimento e oportunidades de networking.

 

 

GNR detém homem em fiscalização rodoviária
Freamunde: apreendidas drogas durante operação

 

O Comando Territorial do Porto da GNR, através do Posto Territorial de Freamunde, deteve no dia 20 de junho um homem de 59 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Paços de Ferreira.

 

A detenção ocorreu no âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, durante a qual os militares abordaram uma viatura. No decurso da operação foi realizada uma revista de segurança ao suspeito.

 

Da ação resultou a apreensão de 24 doses de haxixe e uma planta de canábis.

 

O homem foi detido e constituído arguido, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Paços de Ferreira.

 

 

Apoio social

Candidaturas ao apoio para gás estão suspensas

 

A submissão de novas candidaturas ao apoio à aquisição de garrafas de GPL encontra-se temporariamente interrompida por motivos alheios à ANAFRE.

 

Os potenciais beneficiários são aconselhados a conservar toda a documentação necessária para futura candidatura. A retoma do processo será comunicada assim que existam novas informações.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

SEGUROS: encanar a perna à rã é atitude cristã ou abominável prática ‘pagã’?

26/07/2026

Opinião

CLII – Pela Segurança Interna

26/07/2026

Opinião

Associação dos Amigos da Cadeia da Relação do Porto – (II)

26/07/2026

Opinião

QUE REVISÃO CONSTITUCIONAL??? (2)

26/07/2026