08/10/2025, 11:07 h
17
MUNICÍPIO
Primeiro voo tranquilo
Passeio Municipal Sénior
O primeiro grupo de seniores já viajou de avião, com destino a Lisboa.
Os seguintes grupos repetiram ou ainda vão repetir a mesma aventura, nos dias:
- Setembro: 24, 25 e 26
- Outubro: 1, 2, 8, 16 e 22
Nesta primeira fase da iniciativa são 482 as pessoas que beneficiam da oportunidade de participar, sendo que para muitas delas é a primeira vez que viajam de avião.
Considerando o elevado número de inscrições registadas, a iniciativa realizar-se-á em várias fases, sendo a ordenação efetuada com base na idade dos participantes (dos mais velhos para os mais novos).
II Encontro Nacional de Municípios com o Cartão Jovem Europeu
O Município de Paços de Ferreira esteve presente no II Encontro Nacional de Municípios com o Cartão Jovem Europeu, que decorreu no dia 11 de setembro, no Parque Biológico de Gaia.
Na sequência do protocolo assinado pela autarquia com a Movijovem, este cartão - que aglomera inúmeras vantagens europeias, nacionais e locais - estará disponível, em breve, para os jovens do concelho de forma completamente gratuita e de acesso digital (Google Play e App Store).
Iniciativa intermunicipal
Dia Mundial da Fisioterapia
O Dia Mundial da Fisioterapia (8 de setembro) foi assinalado com uma atividade nas instalações da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, que envolveu os seniores de várias IPSS.
Esta atividade integrou-se no Plano de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis e resultou do interesse curso de Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Tâmega e Sousa, que se manifestou disponível para realizar esta atividade no Concelho de Paços de Ferreira.
O lema deste ano foi “O papel da fisioterapia e da atividade física no envelhecimento saudável, com especial enfoque na prevenção da fragilidade e das quedas”.
Reunião na Câmara Municipal
Projeto ODSlocal
No âmbito do Projeto ODSlocal, encontra-se em curso o mapeamento, na Plataforma ODSlocal, das Boas Práticas desenvolvidas pela Autarquia, bem como dos Projetos promovidos pelos Agrupamentos de Escolas do concelho de Paços de Ferreira.
No dia 9 de setembro realizou-se, na Câmara Municipal, a sessão de apresentação das boas práticas e projetos do ODSlocal que envolveu Juntas de Freguesia, Forças de Segurança, IPSS, Associação Empresarial e outras instituições.
Pretende-se reforçar o alinhamento das políticas municipais com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo uma abordagem integrada à sustentabilidade na Administração Pública.
Jovem integrou programa Internacional na Ucrânia
Experiência marcante e receção na Câmara
Miguel Pacheco, um jovem de 21 anos, natural de Eiriz, participou no EnlargementCEMP, um programa internacional promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, pela Embaixada da Ucrânia em Portugal, pela Agência Nacional Erasmus+ e pela Câmara Municipal de Lviv (Ucrânia), cidade que acolheu a iniciativa.
No dia 11 de setembro, foi recebido por Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, que agradeceu o seu empenho pela defesa da Europa e da Democracia. Enalteceu ainda o seu talento e disponibilidade para integrar um grupo de 18 jovens portugueses e 20 jovens ucranianos, todos oriundos de diferentes regiões dos respetivos países, num espaço de diálogo sobre o futuro da Europa, na Ucrânia.
Entre os momentos mais marcantes, destacou-se o seu encontro com a primeira-ministra da Ucrânia, Yuliia Svyrydenko, num breve e intimista diálogo.
O episódio ganhou um significado ainda mais profundo no dia seguinte, quando o gabinete da governante foi alvo de um ataque russo, numa madrugada em que se registou o maior ataque aéreo à Ucrânia desde o início da guerra.
Nessa mesma noite, Miguel Pacheco foi obrigado a procurar refúgio num abrigo subterrâneo, antes de regressar a Portugal, conforme relatou à SIC.
USF Santa Luzia promoveu
“Uma Manhã Saudável“
No dia 6 de setembro, a USF Santa Luzia e a sua comissão de utentes realizou uma iniciativa: “Uma Manhã Saudável”, com uma caminhada e uma aula de ginástica para utentes e profissionais.
Foi um momento de energia positiva, de convívio e de união da nossa comunidade em torno daquilo que mais importa: a saúde e o bem-estar. As fotos registaram sorrisos, força e companheirismo – memórias que ficarão guardadas e que motivam a continuar a promover atividades que aproximam e inspiram!
Prisão preventiva por violência doméstica
Septuagenário detido
No dia 19 de setembro, o Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Paços de Ferreira, deteve um homem de 77 anos por violência doméstica.
No âmbito de uma denúncia por violência doméstica, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local, onde apuraram que o suspeito exercia violência verbal, física e psicológica contra a vítima, sua companheira de 72 anos. Na presença dos militares, o suspeito proferiu injúrias e ameaças de morte contra a vítima, culminando na sua detenção imediata.
Na sequência da ação foram ainda acionados os meios de emergência médica, para apoio e acompanhamento da vítima.
O detido, foi presente ao Tribunal Judicial de Lousada, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva, a cumprir no Estabelecimento Prisional de Custóias.
A ação policial contou com o reforço do Posto Territorial de Freamunde e do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) do Porto, bem como com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira.
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.
Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
8/10/2025
Opinião
8/10/2025
Opinião
8/10/2025
Opinião
8/10/2025