Por
Gazeta Paços de Ferreira

30/01/2026, 10:38 h

6

Noticiário escolar do concelho de Paços de Ferreira - edição n.º 2659 GAZETA

Educação Munícipio

EDUCAÇÃO

Notícias sobre escolas e educação no concelho publicadas na edição impressa n.º 2659 de 29/01/2026 da Gazeta de Paços de Ferreira.

 

Protocolo entre Município e Nó Górdio para novo programa Erasmus+ no Concelho

 

O Município de Paços de Ferreira acolheu no sábado, dia 9 de janeiro, uma visita preparatória de planificação de um novo programa Erasmus+ a realizar no Concelho, entre os dias 27 de março e 2 de abril de 2026.

 

Esta atividade de desenvolvimento profissional intitula-se “ACT+: Building Bridges Through Art” e tem como principal objetivo reforçar o papel das artes no trabalho com jovens, capacitando técnicos de juventude com métodos criativos e inovadores que promovam a participação ativa, o pensamento crítico e a colaboração internacional.

 

Trará ao concelho de Paços de Ferreira 18 participantes provenientes de países como Albânia, Chipre, Croácia, Eslovénia e Roménia.

 

Este programa surge como consequência do protocolo assinado entre o Município de Paços de Ferreira e a Associação Nó Górdio, associação que conta com dez anos de existência e uma longa experiência na promoção e implementação de projetos e atividades deste caráter.

 

 

V Seminário Intermunicipal da Educação

 

As Jornadas da Educação proporcionaram um espaço de reflexão e debate, com a integração do Seminário “Orientação Vocacional e Profissional: propostas para uma política pública territorializada”,  protagonizado pela comunidade educativa que acompanha de perto as iniciativas no território. O evento realizou.se ontem, dia 28 de janeiro, no Parque de Exposições Capital do Móvel.

 

 

 

 

Laboratórios STEAM em todas as escolas públicas pacenses do 1.º ciclo

 

Os Laboratórios STEAM já estão a funcionar em todas as escolas do 1.º ciclo da rede pública de Paços de Ferreira, fruto do investimento do Município e da parceria com a Fábrica da Ciência Viva da Universidade de Aveiro.

 

Após a formação dos docentes, estes espaços inovadores permitem às crianças aprender de forma prática, criativa e interdisciplinar, desenvolvendo competências essenciais para a sua vida e futuro académico.

 

Os alunos mostram-se entusiasmados com as novas experiências dinamizadas.

 

 

Alunas preparam cápsula do tempo sobre o Mosteiro de Ferreira

 

 

Duas alunas da Escola Secundária de Paços de Ferreira integram o programa Encontro Inaugural | Programa da Rota do Românico que tem por mote "Cuidadores do Património - Coragem para Cuidar" .

 

Este programa é dirigido a estudantes do ensino secundário da região. As alunas de Paços de Ferreira vão conhecer a experiência adquirida pelo guardião do Mosteiro de Ferreira e registar o depoimento que será guardado numa caixa.

 

Esta será aberta daqui a duas décadas – altura em que a geração dessa época ficará a conhecer os segredos do “nosso” Mosteiro – joia da Rota do Românico.

 

 

Bolsa de Estudo Anual em discussão pública

 

A proposta de criação de uma Bolsa de Estudo Anual, no valor de 500 euros, para universitários residentes no concelho de Paços de Ferreira, consta do regulamento já publicado em Diário da República que está, neste momento, na fase final de discussão pública e cujo conteúdo pode ser consultado aqui: https://shre.ink/5b77

 

Concluída esta fase, seguir-se-á um conjunto de novas deliberações e formalidades legais, sendo objetivo da Câmara Municipal que esta medida entre em vigor ainda em 2026, logo no início do novo ano letivo.

 

Esta Bolsa de Estudo, cuja proposta foi aprovada pela Câmara Municipal em novembro de 2025, poderá ser requerida, quer por alunos que iniciam os seus estudos no próximo ano letivo (2026/2027), quer também por todos os que já frequentam o Ensino Superior.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

A Missão Nobre da Escola

30/01/2026

Opinião

Das Raízes à Ação - Um Compromisso Renovado com o Tâmega e Sousa e com Portugal

29/01/2026

Opinião

Votar Seguro

29/01/2026

Opinião

AS ESCOLAS: PLATAFORMAS DE COMÉRCIO?

25/01/2026