Por
Gazeta Paços de Ferreira

18/07/2025, 9:45 h

16

Noticiário escolar do concelho de Paços de Ferreira - edição n.º 2647 GAZETA

Educação Munícipio

EDUCAÇÃO

Notícias sobre escolas e educação no concelho publicadas na edição impressa n.º 2647 de 17/07/2025 da Gazeta de Paços de Ferreira.

 

Educação no Concelho

Dia histórico

 

No dia 10 de julho, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, e o diretor do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, Miguel Cardoso, assinaram os Protocolos no âmbito do programa Creche Feliz que asseguram a total gratuitidade das 13 novas creches municipais, abrangendo um total de 546 vagas, e que serão geridas pelo Município, no âmbito de um projeto pedagógico inovador em Portugal e na Europa.

 

Com esta medida, Paços de Ferreira afirma-se como o concelho com a maior rede de creches públicas geridas por uma autarquia a nível nacional, e que entrará em funcionamento já a partir de 1 de setembro de 2025.

 

Com esta nova Rede Municipal de Creches e Berçários, Paços de Ferreira será o primeiro concelho em Portugal com 100% de oferta pública, para todos os bebés e crianças dos 4 meses aos 3 anos de idade.

 

 

Município reconhecido com

Prémio Especial de Educação

 

 

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu, no dia 3 de julho, a cerimónia de atribuição de Prémios Nacionais de Educação, que reuniu em Paços de Ferreira vários municípios portugueses, distinguidos em diversas áreas do saber.

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Município conquistou um prémio de excelência na área da Educação; este ano foi o “Prémio Especial de Reconhecimento Educacional” e duas menções honrosas: “Fomento das Aprendizagens Essenciais” e “Programa Municipal de Estimulação da Consciência Fonológica”.

 

 

Em todos os Centros Escolares

Laboratórios científicos

 

 

Teve início no dia 8 de julho, o Programa de Capacitação STEAM para docentes do 1.º ciclo do Ensino Básico em Paços de Ferreira

 

Esta formação de “Metodologias STEAM e contextos formativos inovadores no 1.º ciclo” destina-se aos professores dos Agrupamentos de Escolas de Paços de Ferreira.

 

Já no próximo ano letivo, entram em funcionamento 14 Laboratórios STEAM nas escolas do 1.º ciclo.

 

Promovido em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, o programa conta com a participação de 34 docentes e uma equipa de formadores da Fábrica da Ciência Viva da Universidade de Aveiro.

 

Serão desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras, que cruzam Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, preparando as crianças para os desafios do futuro.

 

 

 

 

Universidade Sénior de Paços de Ferreira

Alunos visitam coração da Europa

 

 

A Experiência Erasmus+ permitiu aos alunos da Universidade Sénior de Paços de Ferreira conhecer de perto as instituições europeias e aprofundar o seu sentido de cidadania europeia.

 

Onze alunos da Academia - Universidade Sénior de Paços de Ferreira, acompanhados por duas professoras voluntárias e pela animadora da instituição, participaram numa enriquecedora visita a Bruxelas, no âmbito de uma mobilidade Erasmus+ para adultos, entre os dias 24 e 27 de junho.

 

A atividade integrada no Plano Erasmus+ para Adultos da Academia Profissional Prof. Albino de Matos – Associação, com acreditação até 2027, proporcionou aos participantes uma oportunidade única de aprofundar o conhecimento sobre a União Europeia, as suas instituições e a herança cultural e histórica que une os países europeus.

 

Durante a estadia na capital belga, o grupo visitou locais emblemáticos como o Atomium – símbolo da Expo 58 –, o parque Mini-Europa, que apresenta réplicas em miniatura de monumentos dos estados-membros, e a Casa da História Europeia, espaço dedicado à compreensão do passado comum europeu.

 

Os participantes exploraram ainda o Parlamentarium, centro de visitantes do Parlamento Europeu, onde puderam conhecer o percurso da integração europeia e o funcionamento das instituições. A visita culminou no Hemiciclo do Parlamento Europeu, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o local onde os eurodeputados debatem e decidem políticas que moldam o futuro da União Europeia.

 

Esta mobilidade Erasmus+ foi uma experiência formativa marcante para todos os envolvidos, promovendo o envelhecimento ativo, a cidadania europeia e o espírito de partilha e aprendizagem ao longo da vida.


 

Agrupamento Escolar de Frazão

Clube de Xadrez imparável

 

 

O Clube de Xadrez da Escola Básica de Frazão continua a crescer e este ano contou com mais de 20 alunos inscritos, de todos os anos de escolaridade, desde o 5.º ano até ao 9.º ano. Para alguns, foi o primeiro contacto com a modalidade; outros já eram veteranos e aproveitaram as duas sessões semanais do Clube para aprimorarem o seu jogo.

 

O elevado número de participantes permitiu que, este ano, se realizasse, pela primeira vez, um torneio ao nível de escola. Para a primeira fase foram criados dois grupos e a competição teve o formato “todos contra todos” (Round Robin). A partir daqui, o torneio passou para a fase das eliminatórias, começando nos quartos de final - os quatro melhores classificados de cada grupo jogaram entre si, com o emparelhamento a ser feito pela ordem inversa das classificações (1.º com o 4.º, 2.º com o 3.º, ...). Nesta fase,  a eliminar, os encontros foram realizados à melhor de 3 partidas.

 

A final realizou-se no dia 5 de junho e colocou frente a frente o Sílvio Carneiro, do 6.ºC com o João Fernandes, do 9.ºC, tendo o João vencido por 2 - 0. A Raquel Oliveira, também do 9.ºC ficou em 3.º lugar.

 

Parabéns ao campeão e a todos os que participaram! As horas passadas no Clube de Xadrez proporcionaram não só ocasiões para jogar e competir, mas também momentos de lazer, convívio e confraternização onde sempre imperou a boa disposição e a camaradagem.


 

Agrupamento D. António Taipa

Jornadas Pedagógicas

 

 

A vereadora com o Pelouro da Educação na Câmara Municipal, Amância Santos, presidiu à abertura das Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas D. António Taipa, de Freamunde, na passada terça-feira, 15 de julho.

 

Durante dois dias, professores e convidados refletiram sobre temas relevantes para a docência e para alunos, tais como a inteligência artificial em contexto escolar, o uso de telemóveis nas escolas e a inclusão como prioridade no ensino, para que nenhuma criança fique excluída da escola pública.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

A velha azáfama do final do ano

18/07/2025

Opinião

Entre trancos e barrancos… a moeda com curso legal nem para comprar uma côdea de pão já serve?

16/07/2025

Opinião

O que é a inflação?

15/07/2025

Opinião

Os pobres não podem esperar

13/07/2025