Por
Gazeta Paços de Ferreira

19/04/2023, 23:00 h

334

NO DIA 20 DE ABRIL ACONTECEU

Diversos Efemérides

EFEMÉRIDES

1976 – Louvor, a título póstumo, da Junta e Assembleia de Freguezia de Meixomil, ao 2.º Secretário da Assembleia de Freguesia, Jaime Dias de Sousa – Meixomil

1846 - Nasce Serpa Pinto, militar e explorador português, responsável pela travessia do continente africano entre Angola e Moçambique.

Rosa Mota

1901Manuel José Pereira Leite Júnior, ausente no Pará (Brasil) envia um valioso donativo para obras no Cemitério de Frazão. Anteriormente havia custeado o douramento dos altares da Igreja Matriz de São Martinho de Frazão

 

1970 – Abertura de Exposição de Trabalhos Escolares relativos a Vasco da Gama, pelo V Centenário do seu nascimento - Paços de Ferreira

1976 – Louvor, a título póstumo, da Junta e Assembleia de Freguezia de Meixomil, ao 2.º Secretário da Assembleia de Freguesia, Jaime Dias de Sousa – Meixomil

 

NACIONAL E INTERNACIONAL

 

1846 - Nasce Serpa Pinto, militar e explorador português, responsável pela travessia do continente africano entre Angola e Moçambique.

 

1889 -- Nascimento do ditador alemão Adolf Hitler, em Branau am Inn, Áustria.

 

1902 -- Pierre e Marie Curie isolam o elemento rádio.

 

1911 - Culminam as alterações significativas ao Direito Civil, empreendidas na I República Portuguesa, com a promulgação da Lei de Separação da Igreja do Estado, da Lei do Divórcio e das Leis da Família.

 

1920 - Começam em Antuérpia os sétimos Jogos Olímpicos da era moderna. Portugal conquista a medalha de Bronze de esgrima-espada, por equipas.

 

1940 -- Apresentação do microscópio eletrónico.

 

1945 -- II Guerra Mundial. O Exército Vermelho entra em Berlim. Forças norte-americanas e britânicas tomam Nuremberga e Estugarda.

1957 - Os EUA reiniciam o auxílio a Israel.

1958 - É apresentada a candidatura à Presidência da República Portuguesa de Arlindo Vicente. Um mês depois, o advogado retirar-se-á, a favor de Humberto Delgado.

1968 -- Toma posse o primeiro-ministro canadiano Pierre Elliott Trudeau, autor da Carta de Direitos e Liberdades, considerado o mentor do atual Canadá.

1970 - O presidente dos EUA Richard Nixon anuncia a retirada de 150 mil soldadosnorte-americanos do Vietname.

1972 -- O módulo lunar da Apollo-16 desce na Lua.

1980 - As FP-25 lançam um "Manifesto ao Povo Português", dando assim a conhecer a sua organização.

1983 - Uma fonte da Resistência Nacional de Moçambique, RENAMO, confirma o assassínio do secretário-geral da organização Orlando Cristina.

- O Benfica apura-se para a final da Taça UEFA, o que nenhum clube português tinha conseguido alcançar.

1985 - Carlos Lopes estabelece, em Roterdão, a melhor marca mundial da maratona ao bater em 54 segundos o anterior recorde pertença do britânico Steve Jones.

 

1987 -- A atleta portuguesa Rosa Mota vence, pela primeira vez, a maratona de Boston.

 

1989 - Centenas de estudantes chineses começam a manifestação na Praça de Tiananmen em Pequim.

 

1990 - O Grande Prémio de Romance e Novela de 1989 da APE é atribuído ao escritor e diplomata Paulo Castilho, pela obra "Fora de Horas".

 

1992 -- A escritora portuguesa Fernanda Botelho recebe o Prémio Eça de Queiroz de Literatura pelo romance "Festa em Casa de Flores".

 

1993 - O exército norte-americano chega a acordo com o National Institute of Health para colaborar no teste de três vacinas contra a SIDA.

 

- Morre, com 81 anos, o ator mexicano Mário Moreno, que deu rosto a Cantinflas.

 

1994 - Paul Touvier, antigo chefe dos Serviços de Informação da milícia pró-nazi francesa, é condenado a prisão perpétua pelo tribunal de Versalhes.

 

1998 -- Morre, com 84 anos, o poeta, ensaísta e diplomata mexicano Octavio Paz, Nobel da Literatura em 1990.

 

- Apresentação do Windows 98.

 

1999 -- Massacre de Columbine, EUA. Dois estudantes de Columbine tomam a escola, com armas, e matam 12 colegas antes de se suicidarem.

 

2003 - O presidente da China, Hu Jintao, demite o ministro da Saúde e o presidente da Câmara de Pequim, por terem ocultado a dimensão da chamada "pneumonia atípica".

 

2004 - A operação Apito Dourado conduz à detenção dos presidentes da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, do Conselho de Arbitragem, Pinto de Sousa, e do Gondomar SC, José Luís Oliveira, além de outras 13 pessoas.

 

2005 -- A Assembleia da República aprova a proposta de referendo do PS, que prevê a exclusão da ilicitude de casos de interrupção voluntária de gravidez.

 

- Morre, com 60 anos, Edgar Correia, antigo dirigente do PCP, membro da Comissão Política, expulso em 2002, quando assumiu publicamente a necessidade de renovação comunista.

 

2006 - É aprovada a Lei da Paridade, na Assembleia da República, após duas horas de polémica, com 122 votos favoráveis, depois de uma primeira votação apenas terem sido apurados 111 votos, insuficientes para a maioria qualificada requerida.

 

2007 - O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, rejeita a realização de um referendo sobre um novo tratado constitucional europeu.

 

- Os ministros do Interior da União Europeia chegam a acordo para a criação de equipas de intervenção rápida para atuarem nas fronteiras externas comunitárias em situações de crise, no quadro do combate à imigração ilegal.

 

- Começa, no Centro Cultural de Belém, a primeira edição de Os Dias da Música, dedicada ao piano, que substitui a Festa da Música, cancelada em 2006.

- O filme "Lisboetas", do realizador brasileiro Sérgio Tréfaut, vence o Prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema do Uruguai.

 

-- Morre, com 75 anos, Andrew Hill, compositor e pianista de jazz norte-americano, que atuou em novembro de 2006, em Lisboa.

 

2009 -- Gripe A (H1N1). É anunciada uma nova estirpe de vírus da gripe identificada no México e EUA.

 

2010 -- Arrancam, em Atenas, as negociações do pedido de ajuda. Cerca de duas dezenas de técnicos enviados pela Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu começam a negociar com o Governo grego os termos e as condições de um empréstimo internacional.

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

2011 -- É apresentado, em Lisboa, o "Movimento 12 de Março", designado M12M. Nascido no âmbito do grupo organizador do protesto "Geração à Rasca".

 

- Hubert Schlafly, o principal responsável do grupo de engenheiros que inventou o teleponto, morre aos 91. Detentor de 16 patentes relacionadas com a televisão, Schlafly foi também responsável pela invenção do primeiro sistema de televisão por cabo que permitia aos assinantes ver programas a pedido.

 

2012 -- Morrem 138 pessoas, 127 ocupantes de um Boeing 737 da companhia aérea paquistanesa Bhoja e 11 pessoas em terra, na queda de um avião que fazia a rota Karachi-Islamabad, numa zona residencial de Hussainabad, próxima de Islamabad

- Morre Bert Weedon, guitarrista britânico que inspirou alguns dos melhores e mais emblemáticos guitarristas do mundo. Tinha 91 anos.

 

2013 - Dzhokhar Tsarnaev, o segundo suspeito do atentado em Boston, Massachusetts, é detido pelas autoridades norte-americanas num bairro da cidade.

 

- Dirce Navarro de Camargo, considerada a mulher mais rica do Brasil e viúva do fundador do grupo Camargo Corrêa, Sebastião Camargo, morre aos 100 anos.

 

2014 - António Augustus, estilista português, morre aos 64 anos.

 

2015 -- Morre, aos 87 anos, Pedro Pires de Miranda, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros.

 

2017 - Um polícia é morto e dois ficam gravemente feridos quando um homem dispara contra o veículo em que seguiam na avenida dos Campos Elísios, no centro de Paris. O atacante é morto por outros agentes da polícia francesa e um transeunte é também atingido. O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindica o ataque.

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

 

Opinião

Opinião

As Obras, o Progresso e a Necessidade de Melhoria: Um Desabafo

25/07/2024

Opinião

DE CABEÇA ERGUIDA

24/07/2024

Opinião

HOMENAGENS E HOMENAGEADOS

24/07/2024

Opinião

Os problemas da Inteligência Artificial

23/07/2024