Por
Gazeta Paços de Ferreira

11/03/2023, 0:00 h

632

NO DIA 11 DE MARÇO ACONTECEU

Efemérides

2006 – Apresentação pública da Tuna de Carvalhosa – Centro Paroquial de São Tiago de Carvalhosa

EM PAÇOS DE FERREIRA

1887 - Nomeado Pároco de São Pedro da Raimonda, o Padre Firmino Barbosa de Miranda

1929 Nomeado Administrador do Concelho de Paços de Ferreira, Luís Alves Pinheiro

2006 – Apresentação pública da Tuna de Carvalhosa – Centro Paroquial de São Tiago de Carvalhosa

https://youtu.be/zoUjvsdAEcU

2007 – Inauguração da Feira de Oportunidades, Emprego, Formação e Orientação Profissional – Parque de Exposições de Paços de Ferreira

 

EM PORTUGAL E NO MUNDO

1851 -- Estreia da ópera "Rigolleto" de Verdi, no Teatro La Fenice, de Veneza.

1861 -- Colocação da primeira pedra do edifício do Observatório Astronómico de Lisboa, na Tapada da Ajuda. O Observatório passará a ter existência legal em maio de 1878.

1869 - Em Portugal, são nacionalizadas as linhas férreas do Sul e Sueste.

1879 - Morre, no Brasil, o escritor português José Feliciano de Castilho. Tinha 69 anos.

1894 - Os bancos do Porto fundem-se no Banco Aliança e no Banco Comercial.

1910 - É inaugurada a Igreja dos Anjos, em Lisboa, projeto do arquiteto Ventura Terra.

1918 -- É decretado o sufrágio universal. Termina a exclusão dos iletrados. No entanto, as mulheres continuam sem direito de voto.

1927 - A CP passa a centralizar a exploração das linhas ferroviárias do Estado português.

1937 - São criadas as Casas dos Pescadores portugueses no processo de centralização e controlo da atividade económica, encetada pela ditadura do Estado Novo.

1946 - O antigo comandante do campo de extermínio nazi de Auschwitz, Rudolph Höss, é capturado pelas forças britânicas, na Alemanha.

1955 -- Morre, aos 73 anos, o cientista Alexander Fleming, Nobel da Medicina, que descobriu a penicilina.

1957 - No quarto dia de emissões regulares a RTP inaugura a série Tele -Teatro, com a emissão de "O Monólogo do Vaqueiro", de Gil Vicente.

1959 -- Revolta da Sé. Militares e civis conspiram contra o regime fascista mas a PIDE frustra a tentativa de golpe. Várias pessoas são presas.

1975 - Tentativa de golpe de Estado da direita, em Portugal, por oficiais próximos de António de Spínola. A derrota do grupo radicaliza a ação do MFA.

1976 - O antigo presidente dos EUA Richard Nixon confessa ter dado indicações à CIA para impedir que o socialista Salvador Allende subisse à Presidência do Chile, em 1970.

1977 -- Extinção do Serviço Cívico Estudantil, lançado no ano de 1974.

1985 -- Morre, com 73 anos, o presidente da URSS Konstantin Chernenko. Mikhail Gorbachev é designado secretário-geral do PCUS.

1987 - O ditador chileno Augusto Pinochet cede a pressões internacionais, permitindo a legalização dos partidos políticos não marxistas.

1988 - As localidades portuguesas do Fundão, Marinha Grande, Vila Real de Santo António e Montemor-o-Novo passam a cidade.

- O Tesouro britânico retira de circulação as notas de uma libra.

1989 -- É criado o IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto).

1990 - A Lituânia proclama a soberania.

1992 -- Morre, aos 79 anos, o cineasta norte-americano Richard Brooks, realizador de "Gata em Telhado de Zinco Quente" e "Sementes de Violência".

1993 -- Morre, com 82 anos, o escritor neorrealista português Manuel da Fonseca, autor de "Cerromaior" e "O Fogo e as Cinzas".

1994 - A Área de Paisagem Protegida de Sintra-Cascais, criada em outubro de 1981, é reclassificada como Parque Natural.

1999 - Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Indonésia, Jaime Gama e Ali Alatas, chegam a acordo de princípio sobre a consulta popular aos timorenses quanto ao futuro do território.

2002 -- Morre, aos 84 anos, o economista norte-americano James Tobin, Nobel da Economia em 1981.

- Mugabe é eleito Presidente do Zimbabué numa votação marcada por acusações de irregularidades pelos observadores e após uma campanha violenta.

2003 - Prestam juramento os primeiros 18 juízes do Tribunal Penal Internacional.

2004 - Três atentados simultâneos em Madrid, em quatro comboios suburbanos. Morrem 201 pessoas e cerca de 1470 ficam feridas. O Governo espanhol de Aznar acusa a ETA, que nega a autoria. Movimentos associados à Al-Qaida reivindicam o atentado.

2006 -- Morre, com 64 anos, o antigo presidente jugoslavo Slobodan Milosevic, na prisão do Tribunal Penal Internacional, onde era julgado por crimes de guerra, crimes contra a humanidade e por genocídio.

- Tomada de posse da primeira mulher presidente do Chile, a socialista Michelle Bachelet.

2007 - Atentado suicida contra peregrinos xiitas faz 31 mortos e 23 feridos no Iraque.

- Abdoulaye Wade é proclamado oficialmente vencedor das eleições presidenciais de 25 de fevereiro no Senegal.

2008 - A proibição de venda de isqueiros inseguros para crianças e de "isqueiros de fantasia", decidida há cerca de um ano pelos 27, entra em vigor em toda a União Europeia, sendo já aplicada em Portugal desde maio de 2007.

- Pelo menos três pessoas morrem e outras 347 ficam feridas, seis delas com gravidade, num acidente ocorrido com 200 viaturas, incluindo camiões, nos Emirados Árabes Unidos.

- Lançamento da Plataforma Logística Lisboa-Norte, sedeada na freguesia de Castanheira do Ribatejo.

2009 - Bill Gates, fundador da Microsoft, é declarado o homem mais rico do mundo, com uma fortuna de 40 mil milhões de dólares (31.2 mil milhões de euros), pela revista Forbes. Américo Amorim surge na 183ª posição.

- Albertville, Estados Unidos. Um jovem de 17 anos mata a tiro nove alunos e três professores da escola secundária da localidade, antes de atacar uma clínica e dois transeuntes, numa cidade próxima. O homicida foi atingido pela polícia, e depois suicida-se.

2010 - Sebastian Piñera é investido presidente do Chile.

- A Rada Suprema (Parlamento) da Ucrânia elege Mykola Azarov como primeiro-ministro.

2011 -- Acidente na Central Nuclear de Fukushima, em consequência dos danos causados por um sismo com a magnitude 8,9, sentido ao largo da costa nordeste do Japão e que gerou em seguida um tsunami que devastou a zona.

-O Governo de José Sócrates apresenta PEC IV. O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anuncia o reforço das medidas de consolidação orçamental ainda em 2011, como "medida de precaução".

2014 -- O Parlamento da República Autónoma da Crimeia adota uma declaração de independência, visando separar-se da Ucrânia.

- Morre, com 71 anos, João Sobral Costa, "capitão de Abril".

2016 -- Morre, com 72 anos, Maria de Fátima Patriarca, investigadora jubilada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e autora das obras "A questão social no Salazarismo" e "Sindicatos contra Salazar".

- Iolanda Balas, antiga bicampeã olímpica de salto em altura, morre aos 79 anos.

2017 - O Governo holandês não autoriza a aterragem no país do avião do ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, que pretendia pedir em Roterdão o apoio dos turco-holandeses ao Presidente da Turquia.

- A polícia holandesa bloqueia a caravana automóvel onde segue a ministra dos Assuntos Familiares turca, que se dirigia para o consulado da Turquia em Roterdão para participar num comício sobre o referendo convocado por Ancara com vista ao reforço dos poderes presidenciais.

 

https://youtu.be/XfPmCv-lVUI
 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL

IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL

EDIÇÃO DIGITAL – 10,00

 
Opinião

Opinião

“Dar mais vida às coisas para dar mais vida à vida”

13/06/2024

Opinião

A ‘REPARAÇÃO’ ÀS EX-COLÓNIAS

12/06/2024

Opinião

REPARAR EM VEZ DE SUBSTITUIR PARA UM RADIOSO DEVIR

11/06/2024

Opinião

PORTUGAL NA VANGUARDA DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

9/06/2024