Por
Gazeta Paços de Ferreira

22/01/2026, 0:00 h

22

MODELOS Mensagem da Junta de Freguesia

Freguesias

FREGUESIAS

Notícias publicadas na edição impressa n.º 2658 de 15/01/2026 da Gazeta de Paços de Ferreira.

 

Mensagem de boas festas com balanço de atividades

 

Na mensagem de boas festas da Freguesia de Modelos, a Junta fez um balanço das diversas atividades realizadas nos dois últimos meses desde que o atual Executivo tomou posse.

 

De entre elas destacou o magusto sénior e a colaboração com as Escolas de Arreigada, permitindo a aquisição de pequenas prendas de Natal para os alunos, bem como os convites recebidos para as celebrações natalícias; agradeceu, em particular, à professora Rosário por esta parceria.

 

Foram igualmente realizadas limpezas de bermas, pequenas reparações em vias da freguesia, dentro das possibilidades da Junta, e instalada iluminação de natal, com o objetivo de proporcionar à população um ambiente de harmonia, união e espírito familiar, tão característico desta época.

 

O presidente da freguesia, Manuel Dias, deixou votos de um ano novo com muitas alegrias, saúde, felicidade e projetos concretizados, sempre a pensar no desenvolvimento da terra.

 

 

 

 

Vandalismo nas Escolas de Santiago

 

 

Na véspera de Natal sucedeu algo muito desolador. “Com grande tristeza”, a Junta de Freguesia de Modelos informou que um edifício público ao serviço da freguesia foi alvo de atos de vandalismo. 

 

Apelou ainda à colaboração de toda a população, solicitando que quem tenha presenciado ou tenha mais informação do sucedido nas Escolas de Santiago colaborasse de forma a permitir a abertura de um inquérito, pois “atos desta natureza não podem ficar impunes”!

 

 

Iluminação pública na Trav. Cale - Responsabilidade polémica

 

 

O Executivo da Freguesia de Modelos veio esclarecer uma polémica recente relacionada com o pedido para colocação de iluminação pública na Travessa da Cale, que foi feito ainda no executivo de Alexandre Costa (PSD).

 

Não terá sido possível concretizá-lo na altura, porque a estrada ainda não estava concluída, sendo em terra batida, e a legislação não permite a colocação de iluminação pública em ruas não pavimentadas.

 

Mais tarde, já com o executivo de Constantino Barros (PSD), a Junta de Freguesia procedeu ao calcetamento da rua até que fosse possível avançar com a iluminação pública.

 

Verificou-se que o poste existente estava implantado em terrenos privados, o que obrigou a um novo pedido de colocação de poste em local adequado, processo que teve de seguir os trâmites legais junto das entidades competentes.

 

Agora que finalmente todo o processo está concluído, o atual Executivo não aceita que se faça aproveitamento político de um trabalho que foi planeado e executado por este executivo e pelos anteriores do PSD.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

J Alves Gaspar: a cartografia de Fernão de Magalhães

18/01/2026

Opinião

A PIDE PELO OLHAR DE CASTANHEIRA

18/01/2026

Opinião

Quando o corpo fala: emoções podem causar sintomas físicos

17/01/2026

Opinião

Um Vitória Que Pode Ter Reconquistado uma Competição

17/01/2026