16/04/2024, 0:00 h
237
FREGUESIAS
Pela primeira vez na história da freguesia
Na manhã de domingo, Maria Madalena e a outra Maria, foram ao túmulo. Houve um violento tremor de terra. Um anjo rolou a pedra e sentou-se sobre ela. “Os guardas iam morrendo de pavor”.
“O anjo disse às mulheres: Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Não está aqui; ressuscitou, como disse. Vinde ver o lugar em que ele repousou. Ide depressa e dizei aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos. Ele vos precede na Galileia. Lá o haveis de rever, eu vo-lo disse.” (Mt 28,5-7)
E tudo mudou. Afinal em Jesus a vida venceu a morte. JESUS RESSUSCITOU. Foi a grande mensagem. E as MULHERES foram as primeiras testemunhas da Ressurreição. Viram Jesus vivo. Anunciam a boa nova.
E foi assim, tal como aconteceu no passado, que no domingo de Páscoa, pela primeira vez na história da freguesia de Meixomil, um grupo de mulheres transportou a cruz com fé, coragem e devoção, de porta em porta, pelas casas dos paroquianos, anunciando a boa nova e partilhando a alegria do perdão e a esperança na vida após a morte.
Este acontecimento inédito, liderado pela Juíza da Cruz Paula Moreira, juntamente com sua filha, Beatriz Martins, sua irmã Sandra Moreira e prima Tânia Magalhães, representou uma verdadeira demonstração de renovação, solidariedade, união, determinação, resiliência, simplicidade e acima de tudo, fé.
Deste modo, aproveitamos para expressar o nosso profundo agradecimento ao senhor Padre José Augusto que permitiu que esta caminhada se iniciasse e a todos os que fizeram parte desta equipa fantástica que nos acompanhou, bem como a todos os Meixomilenses que gentilmente abriram a porta das suas casas para alegremente nos receber. Bem-hajam a todos. - Grupo de mulheres do Compasso
Jogos Tradicionais no Parque de Meixomil
As Comissões de Festas de Santo Ovídio e da Santíssima Trindade foram parceiras na organização do evento que decorreu no domingo, 7 de abril, no Parque de Lazer de Meixomil.
As atividades tiveram início logo pela manhã, com o Torneio de Futebol; após o almoço, o grupo de bombos Os Galhofas animou e preparou o ambiente para o início dos jogos tradicionais. Foram entregues prémios aos participantes com as melhores prestações.
Não se podia pedir mais: um dia bem passado, de convívio e boa disposição.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
EB 2,3
Dia da Eco-Escola
Na sexta-feira, 22 de março, celebrou-se o Dia da EcoEscola na EB 2,3 de Paços de Ferreira, situada em Meixomil.
Foram muitas as atividades realizadas pelos alunos e que culminaram com o hastear da bandeira EcoEscola, assinalando esta conquista.
Combate à Vespa asiática
O Serviço Municipal de Proteção Civil prossegue na sua missão de combate à vespa asiática no concelho.
No final do 2.º período na Escola Básica EB 2,3, e no dia da Eco-Escolas, realizou-se aí mais uma ação de construção de armadilhas artesanais para captura desta espécie.
A atividade envolveu 147 alunos e seis professores das turmas dos 5.º e 6.º anos.
Festa da Francesinha
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Meixomil organizou no sábado, 23 de março, a Festa da Francesinha, confeccionada em forno de carvão.
É já uma tradição, esta saborosa iniciativa que atrai inúmeros convivas adeptos da iguaria e da confraternização. Mas, desta vez, a protagonista ficou à sombra das ternurentas crianças, que abrilhantaram o evento com as suas atuações.
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025