Por
Gazeta Paços de Ferreira

18/10/2025, 11:12 h

12

MAIS para Paços de Ferreira

Opinião Opinião Politica Partido Social Democrata Teresa Paula Costa

OPINIÃO POLÍTICA

Publicado na edição impressa n.º 2652 de 09/10/2025 da Gazeta de Paços de Ferreira.

Por Teresa Paula Costa (Membro da Comissão Política Concelhia de Paços de Ferreira do PSD)

 

As eleições autárquicas são um dos pilares fundamentais da democracia, pois permitem que os cidadãos escolham directamente quem vai gerir os destinos do seu município ou freguesia. Ao contrário das eleições legislativas, que muitas vezes parecem mais distantes do cidadão comum, as autárquicas afectam directamente a vida quotidiana por isso, a sua importância não deve ser subestimada.

 

Contudo, a qualidade dos candidatos a cargos autárquicos varia bastante. Em muitos casos, surgem pessoas com profundo conhecimento da realidade local, experiência na gestão pública e um verdadeiro espírito de serviço. É o caso de Alexandre Costa, candidato da coligação MAIS. Mas também é frequente vermos candidatos movidos por interesses pessoais ou partidários, sem preparação adequada e sem uma visão estratégica para o território que pretendem governar. Esta discrepância pode comprometer seriamente o desenvolvimento local e a confiança dos cidadãos na política.

 

Outro aspecto preocupante é a forma como os candidatos apresentam as suas propostas. Em vez de focarem o debate em ideias concretas, muitos preferem atacar os adversários, promovendo uma campanha baseada na agressividade e no espetáculo, em vez do conteúdo. Esta tendência tem-se agravado com o crescimento das redes sociais, onde o sensacionalismo e a polémica ganham mais atenção do que os projectos consistentes.

 

Acresce a este cenário o desafio crescente da desinformação. Nas redes sociais, circulam diariamente milhares de publicações com promessas irrealistas, acusações infundadas e manipulações grosseiras da verdade. Nem todos os eleitores têm as ferramentas necessárias para distinguir o que é real do que é falso. A ausência de pensamento crítico e literacia mediática torna muitos cidadãos vulneráveis à propaganda e à manipulação.

 

As eleições autárquicas devem ser uma oportunidade de avaliar propostas, escrutinar trajectos, exigir clareza e honestidade. Cabe aos candidatos elevar o nível do debate, e aos eleitores, o dever de participar com responsabilidade, escolhendo quem prova, com coerência e trabalho, que é capaz de servir a comunidade.

 

Em Paços de Ferreira temos o candidato certo para gerir com honestidade e competência o nosso município: Alexandre Costa, pela Coligação MAIS PSD/CDS.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

MAIS para Paços de Ferreira

18/10/2025

Opinião

JUNTOS PELO FUTURO QUE CONSTRUÍMOS

18/10/2025

Opinião

Fazer muito MAIS pelo nosso concelho

18/10/2025

Opinião

HURRA! VAMOS RISCAR OS MANUAIS?

15/10/2025